Ontem, dia 12, aniversariou uma atriz, poetisa, artista plástica e escritora brasileira. Sabe de quem estou falando? Cláudia Alencar, a Sandra Gisa de Os Mutantes.
Cláudia Gomes Alencar nasceu na capital de São Paulo em 12 de julho de 1950. Aos 14 anos foi vencedora de um concurso de contos, promovido pelo Correio da Manhã, do Rio de Janeiro.
Trabalhou em mais de 20 novelas (consagrou-se como a prefeita Epifânia Pereira, em Porto dos Milagres), 22 peças de teatro, três minisséries e cinco longa-metragens.
Estreou na TV em 1976 na novela ‘Canção para Isabel’ (TV Tupi). Na mesma emissora seguiram-se: ‘Gaivotas’ e ‘Salário Mínimo’. A atriz também teve passagens pela Bandeirantes onde fez 5 novelas e no SBT onde fez 1 novela.
Na Globo , onde viveu grande parte dos seus 30 anos de carreira, destacou-se em novelas como: ‘Roda de Fogo’(85), ‘Fera Ferida’ (93) e ‘Porto dos Milagres’ (2001).
Depois de fazer tantas novelas na Globo, Cláudia desistiu da emissora e passou para Record, onde fez Prova de Amor, como Teresa mãe do protagonista da trama. Logo após fez Lalá em Alta Estação e agora a poderosa Sandra Gisa em Os Mutantes.
Confira trechos de uma entrevista de 2007 de Cláudia para um site.
"1) Você já atuou em cinema, teatro e TV, além de ter lançado cinco livros. Mais do que uma atriz, você se considera uma artista no sentido mais sensível da palavra?
Eu me considero uma pessoa sensível. Talvez possa ser considerada uma artista. Sou uma pessoa que tenta traduzir o que sente por vários caminhos e essa tradução é a minha forma de não enlouquecer. É minha maneira de dar amor e de receber. É como tento entender-me e entender o outro, ajudar-me e ajudar ao outro.
2) Como foi sua mudança da Rede Globo para a Rede Record? Você se sente tranqüila na emissora depois de duas novelas?
Ainda estou buscando meu espaço e acho que eles também estão nessa busca. Mas me sinto amada e bem acolhida.
3) Com o fim da novela “Alta Estação”, depois de emendar o sucesso de “Prova de Amor”, você já tem algum novo projeto para TV, teatro ou cinema?
Tinha um projeto maravilhoso de teatro para o segundo semestre, que infelizmente acabou não se realizando , mas não perdi a fé: busco textos que possam expressar o que sinto sobre nosso século. Em paralelo, arregimento forças internas para escrever meu próximo livro e começarei minhas aulas de pintura no Parque Lage, com aulas de canto e práticas de yoga.
4) Qual é a melhor personagem em sua opinião? Depois de mais de 30 anos de carreira, existe algum tipo que você ainda gostaria de representar?
A melhor personagem é aquela em que deixamos a máscara falar, que fala por ela, que entra na gente. É aquela que cala nosso ego, que não quer agradar, quer ser, que sente as emoções com todo seu sangue, aquela personagem que flui como um amor apaixonado. Gostaria de representar um velho japonês, uma guru de uma seita hindu, um palhaço triste, uma cantora italiana, uma menina de rua... tantos e tantas para viver que minha vida é pouca.
5) Mulheres na faixa dos 50 anos muitas vezes têm dúvidas de como cuidar do corpo e da mente. Você foi recentemente capa da Revista Dieta Já e mostra estar em plena forma física. Como cuida do corpo?
Faço alimentação higienista. Medito e escrevo todos os dias, para limpar a mente e me conhecer melhor. A mente é nosso deus interno e é ele quem comanda as emoções e se a gente não está atenta ao que sentimos... comemos mais, ou menos, nos drogamos, ficamos depressivas, enfim, quando saímos do nosso eixo central, que é o amor. O amor com que nascemos, que vem com a gente desde que fomos concebidos. Nossas instabilidades vem quando esquecemos que nos amamos e que por isso não podemos amar quem está ao nosso lado e os desequilíbrios aparecem. Faço yoga em casa, musculação e bicicleta. Agora que estou de férias, pratico todos os dias, quando trabalho tento fazer três vezes por semana.
6) E como cuida do bem-estar? Na correria do dia-a-dia, você tem tempo para meditar, relaxar e cuidar da saúde?
Quando trabalho tudo complica, porque não tenho tempo. Mas complica ainda mais se estou fora do meu eixo. Aí sim, eu paraliso: não medito, não escrevo, só as práticas físicas eu faço, porque elas me dão “chão” - se as faço sei que não estou “tão mal assim”. Já tive fases que nem isso fazia e ficava sem foco, sem perspectiva, sem ânimo, mas retomava vinte dias depois. Épocas de perdas, como separações e mortes. Descobri que a disciplina me levava a liberdade. Liberdade de viver feliz a minha vida.
A disciplina física e espiritual me dão saúde física e mental. Sempre que faço essas minhas práticas – e olha que não é todo dia que tenho vontade, nem sempre quero fazê-las - agradeço ao universo, porque sei que sou privilegiada. Tenho tempo, dinheiro, inteligência, saúde e vontade, presentes que a maioria da população infelizmente não pode ter.
7) Você já fez alguma cirurgia plástica? O que pensa sobre o assunto?
Procuro procedimentos não invasivos, como laser para o rosto e para o corpo, que atuam diretamente na camada mais profunda da pele, produzindo mais colágeno, segundo a minha dermatologista Paula Belotti."
Com tudo isso, todos os fãs de Os Mutantes e o Blog Na net com Caminhos do Coração / Os Mutantes te deseja toda a felicidade, muitos anos de vida e carreira, saúde, paz e que você sempre siga os caminhos do seu coração.
Feliz Aniversário!!!!
Matheus Logan
Nenhum comentário:
Postar um comentário