domingo, 24 de agosto de 2008

Carla Regina leva duas horas em preparação para gravar novela

Duas horas para maquiar o corpo, arrumar o cabelo e vestir o figurino pesado de uma Rainha Formiga e, logo depois, colocar tudo a perder nos bastidores. Carla Regina, que interpreta a "vilã-inseto" em Os Mutantes, sugeriu a presença de ratos em algumas cenas. A idéia surgiu quando se deu conta de que sua participação na história se estenderia e que a maior parte de suas seqüências seriam gravadas em cavernas, grutas e subterrâneos de construções.

Entretanto os Twisters, ratazanas domésticas extremamente dóceis e muito aproveitadas na dramaturgia, costumam fazer xixi nas horas mais impróprias. "Quando entro no cenário, fico no clima da cena e interajo com os bichos. Mas saindo daqui, morro de medo de pegar qualquer um no colo", confessa a corajosa atriz, logo depois de perguntar se pode pegar leptospirose ao sentir a urina de um deles em seu corpo.

Nas cenas, que vão ao ar na próxima segunda-feira, Rainha Formiga e seu parceiro, Formigão, de Diogo Oliveira, encontram o príncipe Melquior, vivido por Élcio Monteze. O rapaz, depois de passar três anos como Sapo Bufo, é libertado da forma anfíbia pelos bebês superpoderosos da trama de Tiago Santiago e passa a fazer parte da Liga do Bem. E, tentando cumprir a profecia de Janete, de Liliana Castro - "salvem os bebês, salvem o mundo", protege as crianças das garras do exército de insetos. Uma cena que, depois de três horas de atraso, foi gravada com mais de 40 pessoas no estúdio, entre direção, adestrador de animais, produção e mais de 20 figurantes. "Não consideramos isso como atraso porque são seqüências demoradas. Envolvem muitos figurantes, uma maquiagem especial que precisa ser retocada e dois bebês, que alternamos com bonecos", explica o diretor Alexandre Avancini.

Antes de começarem as gravações, o artista plástico Marcelo Augusto, contratado especialmente para as maquiagens de efeitos especiais, se divide entre os atores e figurantes que precisa pintar, além de supervisionar o trabalho de seus assistentes. Com Diogo Oliveira e Carla Regina, costuma gastar cerca de duas horas e meia a cada dia de gravação. Para os figurantes, como a pintura já foi pensada de maneira mais simples, leva cerca de duas horas com todos. "Mas hoje em dia outras pessoas da equipe me ajudam", garante. Para a arte no corpo do elenco, Marcelo utiliza a técnica do "airbrush" - um aerógrafo com um compressor de ar que permite resultados em uma resolução capaz de convencer mesmo diante da tecnologia do HD TV. "Na verdade, já trabalho com isso há anos", minimiza Marcelo, responsável pelos carros alegóricos e pela comissão de frente da escola de samba carioca Beija-Flor.

O exército de homens-formiga, que antes era composto por 68 figurantes, hoje na maior parte das vezes só conta com 22. "Nas cenas em espaços mais amplos, podem chegar a 35, para dar a idéia de muita gente", explica Marcelo, que faz questão de assistir a todas as gravações do núcleo. "Gosto de ver se não precisam de retoques", diz. Algumas vezes eles são convocados apenas para gravar uma cena de pouco mais de um minuto.

Por se tratar de uma atuação específica, os figurantes contam com a ajuda do carnavalesco Ubiratan Silva para trabalhar a expressão corporal. E, no final de cada dia de trabalho, recebem R$ 80 pelo serviço. "Inicialmente seria uma participação de apenas quatro capítulos. Mas essa trama se alongou e já está no segundo mês. Então alguns cortes de pessoal foram necessários até para agilizar o trabalho", explica Avancini.

O excesso de tinta no corpo chegou a amedrontar o elenco do núcleo antes da história se desenvolver na trama. Diogo Oliveira, que tem o rosto escondido em tinta preta em todas as cenas, foi um dos que mais se assustaram. "Tive de deixar de lado qualquer vaidade de ator. Mas valeu a pena. Se o figurino e a maquiagem não fossem tão diferentes, certamente não teríamos o mesmo destaque entre os mutantes", analisa. Carla Regina, que também estranhou no início, já está tão acostumada com os riscos vermelhos e pretos no corpo que chega a deixar os estúdios da emissora ainda caracterizada. "Outro dia parei para abastecer meu carro e o frentista não entendeu nada. Tive de explicar que tinha acabado de sair de uma gravação", diverte-se a atriz.

Os Mutantes - Record - Segunda a sábado, às 20:40h.



Carla Regina demora duas horas para se transformar na Rainha Formiga, de Os Mutantes


No começo, ela tinha medo das ratazanas domésticas, mas hoje já se acostumou


Rainha Formiga e seu parceiro, Formigão, de Diogo Oliveira, encontram o príncipe Melquior, vivido por Élcio Monteze


Príncipe Melquior cercado por vilões


Carla grava cena da novela de Tiago Santiago


Bebês de plástico da novela Os Mutantes


Crédito: Terra
Matheus Logan

Nenhum comentário: