segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tiago Santiago garante que não teme a Globo ou o SBT

A briga pela audiência entre Globo e Record ganha novo capítulo a cada dia. Principalmente quando o assunto é novela, o produto de maior sucesso na televisão brasileira. Há pouco mais de dois meses, "A Favorita" estreava com 35 pontos, a pior média de uma novela das oito da Globo. Enquanto isso, "Caminhos do Coração" terminava com 23 pontos e "Os Mutantes" marcava 24 no primeiro dia. A emissora do bispo Edir Macedo cantava vantagem e Tiago Santiago, autor dos folhetins e supervisor de teledramaturgia, prometia roubar o primeiro lugar no Ibope do canal do Rio de Janeiro. O enredo agora é outro. A trama da Globo repercute nas ruas e se consolida na casa dos 40 pontos, e a história dos seres geneticamente modificados fica nos 16 pontos, sem fazer tanto barulho. O sinal de alerta soou nos bastidores da Record. Não bastasse a recuperação da concorrente, a reprise de "Pantanal" surgiu no SBT para atormentar sua novela das dez, "Chamas da Vida". Nesta entrevista por e-mail, Tiago Santiago analisa o atual momento, provoca a Globo e diz que não tem medo do SBT. Ainda fala do lançamento da mulher de Silvio Santos como novelista.


O cenário do Ibope mudou de junho para cá. O que aconteceu?
TIAGO SANTIAGO - "A Favorita" continua registrando a pior média de uma novela das oito da Globo, e a média geral de "Os Mutantes" é 16, 17 pontos, a maior do horário na Record. Nossa pior semana teve 14 pontos de média, quando houve a campanha de relançamento da novela da Globo, com revelação do "quem matou". Aconteceu que tem muita gente acreditando na campanha da Globo.


Você declarou que "A Favorita" fracassaria depois da revelação da semana passada, mas a novela continua com 40 e poucos pontos de média, o que hoje é considerado um bom número pela Globo. Sua previsão foi equivocada?
TIAGO SANTIAGO - Não estava equivocado. Deu 46 pontos com a revelação, mas deu 33 pontos no sábado. Tem dado pouco mais de 40 pontos só uma semana depois da campanha de relançamento. Minha previsão está correta.


Por que a audiência de "Os Mutantes" caiu? Vê o atual ibope como um problema?
TIAGO SANTIAGO - Ela caiu um pouco por causa da campanha forte da concorrência, mas não poderia ver como problema uma audiência que em sua pior semana continua sendo maior que as suas antecessoras no horário. Minha expectativa é de que a gente mantenha médias acima de 15 pontos, subindo nos próximos meses.


Os mutantes se multiplicam na novela. Virar um personagem comum na história não tira a graça deles? Já pensou na possibilidade de ter se empolgado e exagerado? Se houver rejeição, pode tirá-los do foco central?
TIAGO SANTIAGO - Estou entrando com ETs e naves espaciais no próximo mês, preciso criar novidades porque estou há um ano no ar. Se houver rejeição, posso sim mudar os rumos da história, mas não creio que seja o caso.


"Os Mutantes" fica no ar até quando? Você planejava uma terceira temporada para a história, o projeto ainda existe? Será outra novela ou em formato de série?
TIAGO SANTIAGO - "Mutantes" fica no ar no mínimo até março, em formato de novela. É possível sim que a gente continue, devido ao sucesso.


A audiência de "Chamas da Vida" é ameaçada por "Pantanal" (Record e SBT disputam o segundo lugar de audiência no horário). A novela de Benedito Ruy Barbosa feita para a Manchete realmente é um fenômeno ou a teledramaturgia da Record está em crise?
TIAGO SANTIAGO - Não há crise na teledramaturgia da Record. "Pantanal" é uma reprise, e o SBT dificilmente produzirá algo à altura para sustentar a concorrência. E, na média geral, a Record continua em segundo lugar no ranking de audiência das emissoras.


O SBT voltou a tomar gosto pela teledramaturgia por conta do bom desempenho de "Pantanal". Silvio Santos já tem na manga "Revelação", comprou os direitos de parte da obra de Janete Clair e está sondando autores. Essa artilharia assusta a Record? Vocês preparam um contra-ataque?
TIAGO SANTIAGO - Não me assusto com o movimento do SBT. Já esperava que eles fizessem esse movimento em direção à teledramaturgia nacional por questão de sobrevivência. Vamos continuar o trabalho que estamos desenvolvendo de ampliação da produção (a Record planeja um terceiro horário de novelas).


Iris Abravanel, mulher de Silvio Santos, não é uma novelista mas está escrevendo a novela "Revelação" para o SBT. É assim mesmo? Qualquer um pode ser autor de novela, basta querer?
TIAGO SANTIAGO - Só com muito trabalho e experiência dá para ser um bom autor. O caso da Iris Abravanel é exceção, ela é a mulher do dono da emissora. Em breve, vamos poder avaliar a qualidade do trabalho que está sendo feito lá.



Crédito: Bem Paraná
Matheus Logan

Nenhum comentário: