terça-feira, 1 de julho de 2008

Entrevista com Alexandre Avancini


Em abril, exatamente três meses antes da novela Caminhos do Coração acabar, o diretor Alexandre Avancini tinha um imcumbência pela cúpula da Record: bater de frente com a Globo e mostrar o resultado, ou seja, garantir uma audiência para Os Mutantes, continuação da trama de Tiago Santiago.

Alexandre e o autor toparam o desafio e, no dia 3 de junho, a novela, além de trazer novos personagens, trocou de horário e ainda inaugurou uma nova faixa de horário - das 22h foi para as 22:40.

Desde o início, Os Mutantes tem se mostrado bem sucedida. Chegou a alcançar 24 pontos de média na estréia. Atualmente, vem obtendo índices bem satisfatório, em torno de 19 .

"Nossa missão está cumpridíssima!!!" diz Alexandre Avancini ao site OFUXICO.

O diretor adianta que a novela também é um sucesso, em vendas de produtos. No dia 16 de junho, foram lançadas as fotos card e uma nova remessa de cartões será feita, dos novos personagens da segunda fase. No futuro, já pensam em games e bonecos.

Além disso, antecipa que, se o formato não cansar, a saga de Tiago Santiago poderá ter uma terceira temporada, em 2009. Confira a entrevista:




OFuxico: Quando vocês decidiram partir para a segunda temporada?
Alexandre Avancini: Na verdade, três meses antes de acabar Caminhos , nós percebemos que a novela tinha um fôlego grande, com curva ascendente de audiência. A empresa viu que tinha fôlego para continuar, e tinha como bater de frente com a Globo. Fomos escalados e tínhamos uma grande chance.

OF: Então, a missão está cumprida?
AA: Totalmente e, de fato, tiramos público da Globo.

OF: Pode-se dizer que Os Mutantes pegou. Qual é a fórmula do sucesso?
AA: A novela tem um tipo de dramaturgia diferenciada, voltada ao público infantil. Tem muita agilidade, são 250 capítulos. Normalmente, com 200 fica desgastada, e isso não aconteceu com Caminhos (do Coração). Ela é um produto diferenciado.

OF: Por que vocês criaram Samira? A novela estava muito boazinha?
AA: O próprio título demonstrou que a história da novela deveria ser outra. Assumimos que o tema mutantes virou a principal história da novela. A criação de Samira, por exemplo, foi uma vontade de Tiago (o autor). Na verdade, ela é um gancho da saga. Com isso, Tiago traz novos mistérios e o telespectador gosta disso.

OF: Samira foi bem aceita?
AA: Demais! Samira só nos deu respostas positivas. É a mutante melhor aceita pelo público. Nela, investimos uma caracterização bem diferente. Ela luta com espada e conhece artes marcias.

OF: Qual dos mutantes deu mais trabalho para gravar os efeitos especiais?
AA: A Samira é muito difícil, porque ela envolve cabos para cenas de levitação, e exigiu da atriz um treinamento rígido. Outros difíceis são o Aquiles, o menino que corre, e Ângela, a menina que voa. Outro dia, tivemos uma cena que levou 6 horas com Samira, que foi gravada na semana passada, onde ela lutava com a Juli. E deu tudo certo! O elenco é muito animado, contribui e sai tudo bacana.

OF: Com relação ao produtos pensados, primeiro saíram foto-cards de Caminhos. O que terá Os Mutantes?
AA: Os personagens de Caminhos saíram no dia 16 de junho, e agora devemos lançar os foto-cards com com os novos personagens da segunda temporada. Porém, a data ainda não foi definida.

OF: Depois do foto-cards, quais produtos teremos?
AA: Estamos pensando em bonequinhos e vídeo game.

OF: A trama Os Mutantes conquistou o público infantil?
AA: Com certeza! Tenho uma filha de cinco anos, a Valentina, e ela brinca de vampiros com os dentinhos postiços. Outro dia, soube de uma festa infantil onde o tema foi a novela.

OF: Já se cogita uma terceira temporada?
AA: Ah, sim! Já estamos pensando nisso. Estamos trabalhando para ir até fevereiro de 2009, quando reavaliaremos se a fórmula se esgotou ou não.

OF: Quais os personagens que se considera de maior sucesso?
AA: Foi impressionante como a vilã Samira pegou. Acho também que o menino lobo Vavá também encontra muitos simpatizantes.



Fontes: OFUXICO
Matheus Logan

Nenhum comentário: