quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Parabéns Raul Gazolla

Hoje aniversaria um grande ator da dramaturgia brasileira, Raul Gazolla, o João Ricardo Borba Gato de Albuquerque Andrade de Os Mutantes.


Vida
Raul Oliveira Gazolla, mas conhecido como Raul Gazolla nasceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de agosto de 1955.

Ficou nacionalmente conhecido quando protagonizou a novela Kananga do Japão, de Wilson Aguiar Filho. Foi casado com a atriz e bailarina Daniela Perez, assassinada a golpes de punhal em 28 de dezembro de 1992 por um ambicioso colega de trabalho, Guilherme de Pádua e sua mulher Paula Thomaz, que horas após o crime deram pêsames ao ator. A dupla foi julgada e condenada a 19 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe.

Anos depois, Raul se casou com Mariuza Palhares, com quem tem uma filha chamada Rani.

Em 2000 participou do desfile da escola de samba Aliança, de Joaçaba - SC.



Carreira
Seu primeiro trabalho na tevê foi na segunda versão de Selva de Pedra, vivendo Osvaldo, mas seu grande momento foi a novela Kananga do Japão, na extinta Manchete.

Trabalhou em novelas como "Fera Radical", "Primo Basílio", "Pacto de Sangue", "Amazônia" (Manchete), "Deus nos Acuda", "Guerra sem Fim", "74.5 Uma Onda no Ar", "Decadência", "Razão de Viver", "Anjo Mau", "Torre de Babel", "Chiquinha Gonzaga", "Labirinto", "O Clone", "Kubanacan", "América" e "Vidas Opostas".

No cinema, atuou em filmes como "Romance da Empregada", "Perfume de Gardênia", "A Hora Mágica", "For All - O Trampolim da Vitória" e "Domésticas".

No teatro atuou em "El Grand de Coca Cola", "Boeing Boeing" , "O Micofone", e "A Volta Doa Que Não Foram " (2007).

Em 2008, o ator está novamente na telas da Record, no elenco da novela "O Mutantes - Caminhos do Coração".



Trabalho na TV
2008 - Os Mutantes - Caminhos do Coração .... João Ricardo Borba Gato de Albuquerque Andrade
2006 - Vidas Opostas .... inspetor Hélio
2005 - Prova de Amor .... Cadu (Rede Record)
2005 - América .... Helinho
2005 Zorra Total .... Peçanha
2001 - O Clone .... Miro
1997 - Anjo Mau .... Ciro Furtado
1995 - Decadência
1994 - 74.5 Uma Onda no Ar
1992 - Deus Nos Acuda .... Paco
1989 - Kananga do Japão .... Alex
1988 - Fera Radical .... Marcelo
1987 - Sassaricando .... Agente de Leonora



Trabalhos no cinema
2002 - As Vozes da Verdade (curta-metragem)
1998 - A Hora Mágica
1997 - For all - o trampolim da vitória
1992 - Perfume de Gardênia



Curiosidades
- Começa sua carreira na televisão. Na TV Manchete, participa com destaque de "Kananga do Japão" (89).

- Estréia no cinema em 1992, no filme "Atração Selvagem".

- Foi casado com a atriz Daniela Perez, assassinada em 1992.

- Creditado tambem como Raul Gazola, Raul Gazzola e Raul Gazzolla.

- Em 2007 o ator se envolveu numa confussão onde cuspiu numa de 16 anos.

- Gazolla tem uma relação muito amigável com a ex-sogra Glória Perez, tanto que ele já atuou em algumas novelas escritar por ela.



Entrevista (2005)
cancaonova.com: Como surgiu a inspiração de gravar o DVD "Jesus, o nascimento"?
Raul Gazolla: Na verdade essa inspiração surgiu na minha adolescência quando assisti o filme "Jesus Cristo, Super Star". Fiquei muito impressionado com a maneira da qual contaram a história de Jesus, que eu conhecia através da catequese. Eu fui criado dentro dos princípios católicos e quando vi o filme achei que foi contado de uma maneira muito bonita. Fiquei bastante impressionado que cheguei a assistir esse filme, no mínimo, cinqüenta vezes - se é que não vi mais vezes - que até cheguei a comprá-lo em DVD.
Hoje, mais maduro, tive a oportunidade de eu mesmo fazer a produção. Uma vez me perguntaram qual personagem que eu gostaria de fazer que ainda não havia feito, e eu respondi: "Jesus, que é um homem santo". Eu já havia feito vários papéis como médico, advogado, bandidos, mas Jesus ainda não.

cancaonova.com: Você, como ator conceituado na mídia em geral, tendo realizado diversos trabalhos em variados estilos, sentiu qual diferencial em fazer o papel de Jesus?
Raul Gazolla: O diferencial está em todos os aspectos. Não só pelo homem que Ele foi, mas pela missão de Filho de Deus, que veio para modificar o mundo, e depois de mais de 2000 anos ainda se fala sobre Ele.
Quando estamos em momentos de dificuldades é a Ele que recorremos. Realmente tem um diferencial muito grande de tudo que eu já fiz.
Na verdade, ainda não interpretei Jesus, porque só gravamos a primeira parte, mas estou fazendo uma preparação física e psicológica para interpretá-lo.

cancaonova.com: Qual o principal objetivo de produzir e lançar um DVD que narre fatos concretos da vida de Jesus e qual o público alvo desse novo trabalho?
Raul Gazolla: Com esse trabalho não quero atingir somente o público católico. Meu objetivo é atingir todas as religiões.
Na verdade, é um trabalho artístico que estou fazendo, contando de uma maneira muito clara, como está dentro dos inscritos, para que as crianças também possam aprender sobre Jesus. Por exemplo, se você é cristão, nesse DVD existe uma narrativa muita clara e muito bonita sobre a vida de Jesus. Tenho certeza que as crianças vão achar muito bonito e entender perfeitamente.

cancaonova.com: Você acredita que a fama pode servir de instrumento para que as pessoas ao assistirem o seu filme possam ter uma experiência de fé?
Raul Gazolla: Em todo o trabalho que faço eu tento passar uma coisa legal. Mesmo que o personagem que eu venha fazer seja um mal caráter, eu coloco esse personagem de uma maneira tão mal caráter, que dá para o público perceber que aquela não é uma maneira correta para seguir a vida.
Na verdade, o trabalho do ator é mostrar o que ele tem de melhor dentro daquele personagem. E o personagem Jesus mostra exatamente a maneira de como você deve conduzir a sua vida, dentro da verdade, princípios e mandamentos.

cancaonova.com: A superação de situações e problemas em sua vida se deu de modo especial pela fé e esperança em Deus?
Raul Gazolla: Na verdade, eu consegui vencer vários obstáculos em minha vida, não só pela fé em Deus, mas pelo apoio que tive da minha família e dos meus amigos.

cancaonova.com: Podemos dizer que, impulsionado por este novo trabalho e com esta consciência de fé, também a exemplo de Myrian Rios, Raul Gazolla é uma nova pessoa?
Raul Gazolla: Eu estou querendo ser uma nova pessoa a cada dia, a minha idéia é sempre mudar e sempre para melhor. A missão que temos aqui é contribuir positivamente e ser uma pessoa melhor. E essa é a minha luta pessoal: não deixar com que os problemas da vida me impulsionem a ser uma pessoa amarga, triste. Pelo contrário, cada vez mais eu vou dando valor a vida. E não só perdi a minha mulher assassinada, como perdi um sobrinho de 22 anos num acidente de carro que o trem atropelou, e isso me deu mais forças para amar ainda mais a minha vida e ser feliz. Hoje tenho uma filha de 3 anos que me faz muito mais feliz e nada me abala.



Ping-Pong (2006)
Nome completo: Raul Gazolla
Nascimento: Em 7 de agosto de 1955, no Rio de Janeiro
Primeiro trabalho na tevê: Segunda versão de Selva de Pedra, vivendo Osvaldo
Momento marcante na carreira: "Quando fiz Kananga do Japão na extinta Manchete"
O que gosta de assistir: "Gosto muito de ver Discovery Chanel"
O que nunca assistiria: "Programas de auditório comandados por Gugu Liberato"
O que falta na televisão: "Programas infantis de qualidade"
Ator favorito: Robert de Niro
Atriz favorita: Fernanda Montenegro e Glória Pires
Se não fosse ator, o que seria: Atleta
Humorista: Heloísa Périssé e Mônica Martelli
Novela: Prova de Amor
Cena inesquecível na tevê: Tarcísio Meira encontrando o diamante em Irmãos Coragem - novela de Janete Clair exibida em 1970
Papel que mais teve retorno de público: O Alex, que fiz em Kananga do Japão
Que papel gostaria de representar: Jesus Cristo
Par romântico inesquecível: Christiane Torloni em Kananga do Japão
Com quem gostaria de fazer par romântico: Maria Fernanda Cândido
Filme: A Cor Púrpura, de Steven Spielberg
Livro de cabeceira: A Carícia É Essencial, de Roberto Shinyashiki
Vexame: Foram vários, mas todos são muito particulares
Uma mania: Não tenho
Esporte: Jiu-jítsu e windsurfe
Vício: Sou viciado em viver bem e sou louco por motocicleta
Um medo: Quero acabar com todos os que tenho na vida. Perder as pessoas que a gente ama, por exemplo, é muito ruim
Planos: Vou substituir o Osmar Prado em uma peça, na temporada de São Paulo. Também vou levar o projeto de um programa infantil para a Record
A coisa mais importante da vida: Minha filha Rani, de três anos e meio



Vídeos










Fotos









Mensagem:
O Blog Na net com CDC / Os Mutantes, deseja a você, Raul Gazolla, um Feliz Aniversário. Que você venha ter prosperidade, paz, saúde, vida e que venha seguir os caminhos do seu coração, e que ele te levem as coisas boas.

Feliz Aniversário!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog is very creative, when people read this it widens our imaginations.