CENA 6. TEATRO-ESCOLA.INT. DIA
PLANO GERAL DO TEATRO-ESCOLA ATÉ FECHAR EM NIL QUE ESTÁ SENDO CUMPRIMENTADO POR DANILO. AO FUNDO, VEMOS AINDA FIGURAÇÃO DE ATORES E ATRIZES JOVENS, COM ROUPAS DE ENSAIO, BEM À VONTADE.DANILO - Nil, cê não sabe como eu tô emocionado. Chegar ao seu teatro-escola e ser recebido com a sabedoria da grande bailarina Isadora Duncan foi uma bênção pra mim.
NEWTON - A Isadora Duncan mudou a dança ocidental, rompeu todos os padrões. É considerada a precursora da arte moderna.
DANILO - Tudo! Adoro!
NEWTON - Dona de uma sensibilidade única, Isadora tinha uma compreensão da arte como algo que vem do espírito e transcende a existência humana.
DANILO - Incrível, Nil. Quero ser um artista com essa compreensão da arte. É por isso que eu estou aqui. Você me prometeu uma oportunidade na sua peça e eu vim em busca desta oportunidade.
NEWTON - Vamos trabalhar, Danilo. O principal você já tem: a vontade, o desejo. Confie em mim que eu como diretor vou descobrir as suas possibilidades, os seus significados.
BENÉ QUE ESTAVA UM POUCO MAIS ATRÁS CITA ISADORA DUNCAN.
BENÉ - "Se eu pudesse dizer o que as coisas significam, não teria necessidade de dançá-las". Não foi a Isadora quem também disse essa frase?
NEWTON - Perfeito. Estou diante de um conhecedor do pensamento da nossa musa, nossa guia espiritual.
DANILO - Desculpem, com a emoção, eu nem apresentei vocês. Bené esse é o Newton. Newton esse é o Bené, filho da dona Marisa, sua conhecida lá da casa da Simone.
NEWTON - Filho da Marisa?! Mas que surpresa! Você é aquele que trabalhava no circo? Que era palhaço?
BENÉ - Não. O palhaço é o meu irmão Gustavo, que todo mundo conhece como Gúdi. Eu sou o Benedito, mas todo mundo só me chama de Bené.
NEWTON - Bené, o estudioso, que estava em Portugal? Sua mãe fala sempre de você. "Meu filho é muito inteligente", ela costuma me dizer. Mas a Marisa não me falou que você já tinha chegado de viagem.
BENÉ - Não avisei da minha chegada pra fazer uma surpresa, mas tô com muita saudade do chamego da minha mãe. Saindo daqui, vou dar uma passada lá... Vim ao seu teatro-escola pra acompanhar o Danilo. Ele me falou do seu espetáculo sobre os mutantes e eu pensei que, se você concordar, poderia usar os bastidores da criação do espetáculo como ambiente de pesquisa pro meu pós-doutorado.
NIL SORRI GOSTANDO DA IDÉIA.
NEWTON - Agora você falou bonito! Bem que a Marisa disse que você é muito inteligente. Se você acha que o teatro-escola pode ser um bom ambiente pra sua pesquisa, fique à vontade. A casa é sua. (T) E você, Danilo, me fale um pouco das suas habilidades especiais.
DANILO - Bem, Nil, eu sou mutante, mas não sou nenhuma Maria Mayer, que tem uma variedade enorme de poderes. Mas há algo de Isadora Duncan dentro de mim, já que tenho uma habilidade especial ligada ao corpo. Eu sei dar saltos incríveis. Posso mostrar a você.
NEWTON - E o que é que você está esperando? Mostre para nós. Use o palco, Danilo.
NIL FAZ UM SINAL PARA OS SEUS ALUNOS (BAILARINOS/FIGURANTES) PARA QUE DÊEM ESPAÇO PARA DANILO. TODOS VÃO PARA A PLATÉIA E O PALCO, OU O ESTRADO DA ESCOLA, FICA VAZIO. NIL FALA PARA SEUS ALUNOS.
NEWTON - Pessoal, esse é o Danilo, ele vai mostrar uma coisa pra gente. Gostaria que todos dessem uma olhada. Vamos ver.
NIL E BENÉ TAMBÉM VÃO PARA A PLATÉIA. DANILO TIRA O CASACO QUE USA, FICA SÓ DE CAMISETA. VAMOS SUPOR QUE, DO SEU FIGURINO NESSA CENA, JÁ FAÇA PARTE UM JOGGING JUSTO, TÊNIS OU SAPATILHA. ANTES DE COMEÇAR SUA APRESENTAÇÃO DANILO VAI ATÉ O CENTRO DO PALCO, OLHA PARA CIMA E DIZ.
DANILO - Isadora Duncan, musa maior da arte da dança, inspira e ilumina esse momento. Que eu seja merecedor da honra e glória de pisar num palco. Que os deuses da dança e do teatro aceitem o meu corpo como templo da minha arte.
CLIPE: AO SOM DO TEMA MUSICAL DE ANDREA BOCELLI, DANILO COMEÇA A DANÇAR.
INSERIR EFEITO: DE REPENTE, DANILO DÁ SALTO INCRÍVEL.
CAM. MOSTRA REAÇÕES DE NIL, BENÉ E ALUNOS E ALUNAS (FIGURANTES).
DANILO POUSA DO SALTO EM GRANDE ESTILO, DANÇA MAIS UM POUCO.
OBS.: COREÓGRAFO, POR FAVOR, SE NECESSÁRIO USAR DUBLÊ. EFEITOS VISUAIS PARA TURBINAR A CENA. SLOW MOTION.
INSERIR EFEITO: DANILO VOA NO PALCO.
INTERCALAR CENAS DE DANILO NO PALCO COM OS ALUNOS DO NIL (BAILARINOS/FIGURANTES) E O PRÓPRIO NIL OLHANDO ADMIRADOS PARA DANILO. BOQUIABERTOS.
DETALHAR: BENÉ OLHANDO EMBEVECIDO PARA DANILO DA MESMA FORMA QUE MARCELO OLHA PARA MARIA, NO PRIMEIRO ENCONTRO DOS DOIS, NA CENA DO CIRCO, QUANDO MARIA ESTÁ FAZENDO O NÚMERO DO TECIDO. INSTANTES. FIM DO CLIPE DE DANILO. TODO MUNDO FICA PARADO OLHANDO. ENTÃO BENÉ, APENAS BENÉ, SE LEVANTA EUFÓRICO E COMEÇA A GRITAR:
BENÉ - Bravo! Bravo! Genial! Brilhante! Sensacional!
ENTÃO TODOS COMEÇAM A APLAUDIR EFUSIVAMENTE. DANILO VEM ATÉ O CENTRO DO PALCO E FAZ UMA MESURA.
NO SUCESSO DE DANILINHO,
CORTA PARA
Crédito: Tiago Santiago
Matheus Logan






Nenhum comentário:
Postar um comentário