sábado, 16 de agosto de 2008

Atriz de 'Mutantes' diz que odiava filmes surreais


Lívia Rossy era tão urbana que chegava a sentir falta da fumaça dos carros quando vivia a "riponga" Joyce em Amor e Intrigas. Mas não só teve de se acostumar rapidamente com o cheiro da mata, como aprender a defendê-la na pele da encantada fada Ceres, em Mutantes.

Inspirada na divindade da mitologia romana - Ceres é a deusa das plantas, a personagem é mais uma aposta do autor Tiago Santiago. Com o poder de se transformar em diversos animais, como lobo e borboleta, além de soltar raízes pelas mãos, a fada interpretada por Lívia tem um visual que a aproxima das lúdicas elfas da trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson. Mas, a atriz confessa: "Odiava esses filmes, mas nenhum personagem me permitiu brincar tanto na TV. Esse lado teatral me dá liberdade para tudo", constata Lívia.

Mas o esvoaçante figurino de fada e os diversos efeitos especiais que valorizam as cenas de Ceres não são os principais quesitos da personagem, segundo a esguia morena de 26 anos: "Ela se acha a mais poderosa dos mutantes. Chega a rir dos felinos que tentam atacá-la, pois ela domina as matas e os animais na ilha dos mutantes", anima-se Lívia, com um sorriso nos olhos.

Lívia havia acabado de chegar de férias da Europa e de uma maratona de dois Rock in Rio" - em Lisboa e em Madri, quando recebeu um telefonema da direção da Record. Mal pisou no aeroporto do Rio e logo foi convocada para uma reunião na emissora. "Quando soube da personagem, logo pensei: cara, de onde o Tiago tira tanta inspiração? É muita viagem!", diverte-se a atriz, que se aprofundou em pesquisas sobre a personagem, além de assistir a longas de ficção científica, como a trilogia X-Men e o seriado Heroes.

De tanto se enraizar por elementos de composição da personagem, Lívia volta e meia se flagra vítima das mesmas atitudes de Ceres. Em uma gravação, num cenário com uma cama forrada com feno e flores, onde contracenava com o ator Diego Cristo ¿ que interpreta o Homem-Leão, um dos homens seduzidos pela fada que esbanja sensualidade ¿, o ator volta e meia pisava nas miúdas margaridas durante a cena. Lívia ficou possessa e esbravejou com Diego. "Ele falou para a diretora que eu estava louca. Dizia: 'A Lívia jura que é a Ceres!'. Olha, que estranho!", diverte-se.

Mas o que mais tem animado Lívia é o retorno do público infantil. "Nunca vivi um personagem que tivesse tanta resposta das crianças. O Orkut já tem comunidades da personagem com mais de quatro mil pessoas", espanta-se a atriz, que tem resgatado diversas memórias de infância na pele da fada encantada. "Eu jurava que era uma princesa até os 12 anos de idade. Vivia num mundo cor-de-rosa, com vestidos de laços e muita feminilidade. Na verdade, às vezes acho que ainda vivo", entrega a atriz, que estreou na tevê como uma índia numa participação em Uga Uga, na Globo, em 2000.

De lá para cá, Lívia se formou em Artes Dramáticas pela UniverCidade, no Rio, e emplacou algumas personagens na TV. Em 2002, viveu a romântica empregada Socorro em O Beijo do Vampiro, na Globo, a valente Daniela em Metamorphoses, na Record, em 2004, e Bicho do Mato em 2006, como a estudante Juliana.

Sempre no papel de mulheres sensuais, a morena de 1,75 m de altura e irretocáveis 54 kg não descuida de uma infinidade de cuidados com o corpo, como tratamentos estéticos e uma rigorosa dieta. Pouco adepta de academia, Lívia até começou a malhar pesado após as gravações de Amor e Intrigas. Mas as férias na Europa interromperam suas corridas diárias. "Apesar de odiar ficar suada em academia, estava superdisciplinada. Mas torci o joelho e o pé. Acabo sendo muito intensa em tudo o que faço", avalia.




Crédito: Terra
Matheus Logan

Nenhum comentário: