terça-feira, 12 de agosto de 2008

Lauro César Muniz faz as pazes com o autor de Os Mutantes

"‘A divergência foi séria’, nas palavras do próprio Lauro César Muniz. Tudo começou quando Tiago Santiago, 45, autor de ‘Os Mutantes’ e consultor de teledramaturgia da Record, sugeriu no início do ano que ‘Vendetta’, a nova novela do colega, tivesse heróis e vilões mais claros.

Pragmático, Santiago acreditava ser preciso simplificar os personagens para atrair audiência. Para Muniz, isso era ‘simplista e maniqueísta’. A discórdia chegou aos jornais.

Agora, conta o novelista veterano, eles estão ‘em paz’.

Os dois se encontraram recentemente nos estúdios da Record, no Rio, e ‘passaram a relação a limpo’. ‘Temos uma divergência séria em termos de dramaturgia, a estética dele é o oposto da minha. Mas, nesse momento, precisamos ter união, não faz sentido criar desarmonia. A Record está crescendo, vamos brigar juntos’, afirma Muniz.

Segundo ele, Santiago ‘teve que entender que é difícil para um autor ouvir o outro’. ‘Disse para ele a dificuldade que tinha em aceitar a cartilha dele, e ele, a minha. Fomos nos afinando, cada um tem o seu papel hoje. Passamos a limpo nossa relação. Ele foi um dos que batalharam minha ida para a Record. Isso nos ajudou a dialogar e chegar a um entendimento de que deve haver respeito mútuo e não interferência.’

‘Vendetta’ começa a ser gravada em outubro, com cenas em Palermo, na Itália, e tem estréia prevista para março. O autor nunca esteve na região e, para escrever as seqüências que lá se passam, realizou uma viagem virtual, através do computador de sua casa.


Tráfico e Farc
Na história, Toni, que pertence à máfia siciliana, tem a família morta por um adversário e jura vingança. Descobre que a ordem para o atentado partiu do Brasil e viaja atrás de seu inimigo. A maior parte da ação se passa em São Paulo, conta o autor, mas também haverá cenas no Rio, em razão de personagens bicheiros, ligados a escolas de samba.

Por aqui, a máfia se liga ao tráfico de drogas e também chegará às Farc, na Colômbia.

Entre os roteiristas da novela, estará Newton Cannito, da série ‘9MM’, da Fox, sobre a polícia de São Paulo."




Crédito: Folha de SP
Matheus Logan

Nenhum comentário: