terça-feira, 24 de março de 2009

Especial Promessas de Amor: Do realismo fantástico a história do amor impossível

É a terceira e última fase da saga dos mutantes na tela da Record. ‘Promessas de Amor’ não tem quase nada a ver com ‘Os Mutantes’. De uma trama repleta de realismo fantástico, com grande número de mutantes, viagens ao centro da terra e alienígenas, o horário das 21h da Record passa agora, e pelos próximos meses, a viver a história de mais um amor impossível, em que o casal de protagonistas terá de sofrer bastante para ficar junto, enquanto os vilões aprontam todas para conseguir separá-los.

Parece uma trama clichê ao máximo. E é mesmo na verdade. Além do amor impossível, e da falsa identidade que o mocinho assume para se vingar do vilão, que o tentou separar da amada, os mutantes vivem agora na clandestinidade, fugindo e escondendo suas habilidades naturais. Tiago Santiago não nega que quer, com ‘Promessas de Amor’, manter pelo menos os índices atuais na emissora deixados por ‘Os Mutantes’. E se conseguir manter abaixo dos 40 pontos a produção rival da Globo, melhor ainda. Mas terá a última parte da trilogia de Tiago Santiago argumentos suficientes para continuar a fidelizar o povo por mais meses? Ou o formato se esgotou por completo?

A partir de agora, você não pode deixar de conferir mais um especial, repleto de informações, sobre ‘Promessas de Amor’, a nova novela da Record.


Ficha Técnica

Uma novela de Tiago Santiago.
Escrita por Tiago Santiago, Altenir Silva, Emilio Boechat, Gibran Dipp, Maria Claudia Oliveira, Maria Mariana, Vivian Oliveira e Waldir Leite.
Horário: 21h.
Direção geral Alexandre Avancini.
Antecessora: Os Mutantes, de Tiago Santiago.
Sucessora: a definir.
Rede Record, 2009.


A história

Sofia, professora no colégio Novo Ensino, e Amadeus se apaixonam e querem viver o seu amor intensamente. No entanto, a paixão de ambos será atrapalhada por Nestor e Armanda que os querem separar. E conseguem os seus objetivos, ainda que temporariamente.

Ao armar uma armadilha para Amadeus, Nestor consegue fazê-lo desaparecer, deixando Sofia louca de paixão e desespero. Mas Amadeus sobrevive e para conseguir viver a sua paixão assume a identidade de um falso irmão gêmeo.

À parte da trama central, estudam no colégio de Sofia uma série de jovens mutantes, que transitam da novela anterior, e escondem os seus poderes para não serem capturados, devido à nova lei Antimutante. Enquanto isso, a Liga Bandida continua atacando…


Elenco

Os vilões de Promessas de Amor

Renata Dominguez – Sofia
Luciano Szafir – Amadeus
Bianca Castanho – Armanda
Léo Rosa – Nestor
Celso Bernini – Lúcio
Carla Dias – Juno
Sacha Bali e Augusto Vargas – Metamorfo
Julianne Trevisol – Gór
Pedro Malta – Eugênio
Romulo Estrela – Draco
Romulo Arantes Neto – Telê
Mauricio Ribeiro – Cris
Patricia de Jesus – Perpetua
Mario Frias – Lino (Drácula)
Louise D'Tuani – Isis
Juliana Xavier – Agatha
Júlia Magessi – Angela
Sergio Malheiros – Aquiles
Shaila Arceni – Clara
Cássio Ramos – Vavá
Elcio Monteze – Melquior
Arthur Lopes – Luciano
Maytê Piragibe – Nati
Carolina Holanda – Gabriela
Marina Miranda – Marisa
Helena Xavier – Simone
Felipe Folgosi – Beto
Rafaela Mandelli – Regina
Rocco Pitanga – Carvalho
Gisele Pollicarpo – Cléo
Milena Ferrari – Aline
Perfeito Fortuna – Pepe
Andrea Avancine – Érica
Ligia Fagundes – Leonor
Nanda Ziegler – Bianca
Paula Palmieri - Hiromi
Jorge Pontual - Felipe
Juan Alba – Ferraz
Nathália Lima Verde – Sílvia
Patrícia Werneck – Marli
Gorete Milagres – Renata
Paulo Figueiredo – Professor Camargo
Sílvia Bandeira – Isabel
Cristina – Françoise Forton
Roberta Valente - Claúdia
Moacir Stein Junior – Grilo
Carolina Bezerra – Liliana
Diego Francisco – Miltinho
Adriano Reys – Tonho


Entre a Foz do Iguaçu, Petrópolis e o Rio de Janeiro

As cenas de transição entre ‘Os Mutantes’ e a terceira saga dos humanos geneticamente modificados foram gravadas há pouco tempo em Foz do Iguaçu, o local “mais lindo” que Tiago Santiago diz ter visto na vida. As sequências, dirigidas por Alexandre Avancini decorrerão em paralelo com parte da ação ainda em São Paulo e no litoral brasileiro, no Guarujá.

Outra parte da trama decorrerá numa favela carioca, na própria cidade do Rio de Janeiro e em Petrópolis, palco das primeiras emoções vividas pelos novos protagonistas – Amadeus e Sofia – desempenhados, respectivamente, por Renata Dominguez, que já protagoniza sua terceira novela na emissora, e por Luciano Szafir, que vem do sucesso de Filipe em ‘Amor e Intrigas’.


Amor ganha destaque na terceira fase da novela

Comparações com ‘Prova de Amor’, também de Tiago Santiago, são inevitáveis. Ambas as tramas têm nomes parecidos e são ambientadas, ainda que ‘Promessas de Amor’ parcialmente, no Rio de Janeiro. Mas a trama central, o amor impossível entre Amadeus e Sofia denuncia algumas semelhanças com a saga que Daniel e Clarice viveram, fugindo das constantes armações de Lopo.

Na nova trama, que proletará, para segundo plano, os mutantes e o sobrenatural, Amadeus sofrerá um atentado e se fingirá de morto, “enlouquecendo”, tal como afirma o autor, Sofia de paixão. Nestor, vivido por Léo Rosa, não descansará enquanto não separar ambos. É a trama mais realista ganhando terreno ao fantástico e sobrenatural.


Mutantes na clandestinidade

Carla Diaz veio da Globo para interpretar Juno

Com o crescimento acelerado de Lúcio e Juno – os bebês da profecia – novos desafios instigarão os mutantes. Depois da derrota dos reptilianos, no final da temporada de ‘Os Mutantes’, Eugênio, Anjinha, Clarinha, Vavá, Aquiles, Ágata, Isis, Perpétua, Cleo, Gór, Metamorfo, Draco e Telê passam a estar em minoria e, por causa da lei antimutante, vivem na clandestinidade, para evitar a sua captura.

Mas as peripécias que opõem o bem e o mal continuam. Na nova temporada da saga criada por Tiago Santiago, a Liga Bandida vira uma quadrilha perigosíssima enquanto os mutantes do bem estudam no colégio Novo Ensino, local onde decorrerá a trama de Amadeus e Sofia, disfarçando os indícios de suas habilidades naturais.


Fase final da saga

Com um investimento de quase 300 mil reais por capítulos, ‘Promessas de Amor’ colocará, com toda a certeza, um ponto final na trama dos mutantes. De acordo com Tiago Santiago, em entrevista exclusiva ao NaTelinha, o seu “corpo precisa de descansar”, pois está ressentido com os mais de 500 capítulos, ininterruptos, já escritos desde que ‘Caminhos do Coração’ estreou, em agosto de 2007.

“Trata-se de terminar o produto enquanto não há queda significativa nos seus índices, enquanto está no seu auge”, explica o novelista que afirma nada ter em mente para outra novela na Rede Record. A trama, que foca mais agora as emoções do cotidiano, do amor, tem o seu grande desfecho previsto para agosto, praticamente dois anos depois no ar.



Crédito: NaTelinha
Matheus Logan

Nenhum comentário: