domingo, 22 de março de 2009

Os mutantes estão de volta

A aposta está feita. Depois de quase 500 capítulos de ETs, vampiros e mutantes, Tiago Santiago quer mais. O autor da trilogia, que começou em 2007 com "Caminhos do Coração" e passou por "Os Mutantes", em 2008, pretende dar um desfecho mais "real" à sua história. Com estreia marcada para amanhã, "Promessas de Amor", última parte da saga, chega com grande parte do elenco de "Os Mutantes", mas apresenta 15 novos personagens, que darão à trama um toque mais tradicional de folhetim. A ideia não surgiu à toa. A intenção é manter o público que se interessava pelos superseres e ainda conquistar uma fatia de telespectadores que querem ver o romance de volta. "O público dessa faixa é habituado a ver histórias clássicas, por isso estamos tentando manter a audiência que já temos. E buscar quem queria o tradicional também", disse o autor.

A diferença mais evidente é que, a partir de agora, os personagens centrais da trama são humanos, e não mutantes. O romance será o fio condutor da história, que começa na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. É lá que a professora Sofia, personagem de Renata Dominguez, é atacada por seu ex-namorado. A jovem reage e um tiro é disparado, matando o rapaz. Mas quem chega para consolar e acalmar Sofia é o empresário Amadeus, vivido por Luciano Szafir.

Depois do incidente, os dois se apaixonam, casam-se e decidem morar no Rio de Janeiro. Na cidade grande, Sofia trabalha no Colégio Novo Ensino, onde é assediada por Nestor, filho do dono do colégio, interpretado por Léo Rosa, grande vilão da trama. E é justamente nessa escola, que grande parte da trama se passa. As crianças mutantes, agora escondidas da Delegacia de Controle de Mutantes, se passarão por estudantes do Novo Ensino. Já os mutantes adultos ficarão refugiados em uma ONG chamada Caminhos do Coração. "Acho que essa é uma grande jogada. A história vai mudar muito e o público vai sentir a diferença. Espero que essa mistura toda dê certo", disse Renata Dominguez.

A entrada do elenco "pé-no-chão" no folhetim tende a confundir não só os telespectadores. Parte da história, vinda de "Os Mutantes" é o que vai introduzir "Promessas de Amor". Os novos personagens chegarão sem passado ao folhetim. O ator Léo Rosa, que interpreta o vilão Nestor, acredita ser mais difícil iniciar um trabalho já conhecido com um personagem que não tem história. E até pensa que essa não seja só uma dificuldade dele. "Isso me dá medo, porque o personagem já vem pronto, ele já se apresenta no primeiro capítulo. Não tenho tempo nem de estudá-lo. Mas isso também não deve ser fácil para o Tiago", afirmou o ator.

E nem mesmo o autor da trama teve tempo para se integrar à nova fase. Escreve sem folga. Já o diretor Alexandre Avancini se divide entre a direção de "Os Mutantes", o seriado "A Lei e o Crime" e "Promessas de Amor". Com tanta correria, a novela tem pouca frente, e mesmo as cenas da primeira semana ainda não foram todas gravadas. Bianca Castanho, que vive a ex-prostituta Armanda, comparsa de Nestor, diz que o que a envolveu mais com a nova personagem até agora foi o visual da vilã, com um corte do cabelo curto. "Sei muito pouco sobre ela e não gravamos quase nada. Mas acredito ser uma vilã bem diferente das que já fiz até hoje", disse a atriz.

Mas o formato de trilogia que Tiago Santiago escolheu até agora agradou. As duas primeiras partes chegaram a atingir 17 pontos no ibope. A média geral girou em torno de 14 pontos. Se o desempenho de "Promessas de Amor" continuar, a intenção é até prolongar um pouco mais a trama. Avancini acredita que o resultado do trabalho diz respeito também ao estilo do telespectador, que, segundo ele, não quer que o melodrama permaneça em todas as situações. "As referências estão mudando e a novela tem de acompanhar isso, ficando mais enxuta. O mercado é competitivo e não dá para empurrar com a barriga", disse.



Crédito: Correio de Uberlândia
Matheus Logan

Nenhum comentário: