sábado, 28 de junho de 2008

Entrevista com Tiago Santiago


Ele é o autor de "Caminhos do Coração", a novela de maior audiência da história da Rede Record. Com o sucesso, Tiago Santiago iniciou uma disputa com a atual líder do Ibope, a TV Globo. "Para mim, o futuro da teledramaturgia no Brasil é a concorrência crescente, a divisão da audiência entre as diversas emissoras e, possivelmente, a Record na liderança", declara.

Santiago tem 45 anos, é ator, escritor e roteirista. Com mais de 30 anos de carreira, ele participou como colaborador de tramas globais de sucesso, como "Vamp", "Malhação" e "Olho no Olho". Do segundo time de escritores da Globo, se transformou no principal dramaturgo da Rede Record.

Em 2004, escreveu a segunda versão televisiva de "A Escrava Isaura", uma produção que pode ser considerada "divisora de águas" na teledramaturgia da emissora de Edir Macedo. Depois do sucesso "Caminhos do Coração", que estreou em 2007, onde mistura aventura, romance e super poderes, Tiago Santiago apresenta para o público "Os Mutantes – Caminhos do Coração". O folhetim estreou nesta terça-feira (3).

Em entrevista ao Famosidades, o autor fala do sucesso de suas tramas, inspirações, a guerra pela audiência e o futuro da teledramaturgia no Brasil.



FAMOSIDADES - Você revolucionou a história da teledramaturgia no Brasil, abrindo uma nova porta para talentos na Record e acabando com o monopólio da TV Globo no ramo. Estava preparado para todo esse sucesso?
TIAGO SANTIAGO - Bem, eu tenho 31 anos de carreira. Comecei no teatro em 1977 e estreei na Rede Globo em 1982, como ator no programa "Fantástico". Eu contracenava com o Domingos Oliveira e foi uma experiência ótima. Acho que todo esse tempo de estrada me deu um lastro, me ajudou e me preparou para a minha profissão.


Como foi estrear na Record com "A Escrava Isaura", história já consagrada para o público? É uma responsabilidade reescrever um clássico?
Era uma responsabilidade muito grande. O Gilberto Braga fez um trabalho extraordinário (na primeira versão da trama, veiculada na Rede Globo, em 1975) e a comparação era inevitável. Mas tive a oportunidade de trabalhar com Herval Rossano, adaptar o romance de Bernardo Guimarães e contar com o investimento da Record, que formou uma equipe da melhor qualidade. A novela já foi reprisada duas vezes e fez um grande sucesso.


Em 1991, você foi colaborador da novela global "Vamp", que tratava do vampirismo. Além disso, "Caminhos do Coração" tem uma temática fantástica. O gênero da fantasia te atrai?
Me atrai muito. "Vamp" foi a primeira novela que colaborei e eu resgatei em "Caminhos do Coração" esse clima de humor, aventura e efeitos especiais. Muitas vezes, me lembrava de "Vamp", enquanto escrevia o folhetim da Record.


Para você, a que se deve o sucesso de "Caminhos do Coração", que teve o último capítulo exibido nesta segunda-feira (2)?
Muitos fatores. A direção excepcional de Alexandre Avancini, o elenco extraordinário, o investimento da Record e, modéstia à parte, a história que desenvolvemos.


"Os Mutantes - Caminhos do Coração" é uma continuação da história? Haverá rupturas na trama? Quais as novidades?
É uma continuação com novas histórias. Temos 48 personagens antigos que vão embora, não por algum fator contrário, mas para abrir espaço para 30 novos. Muitos atores estão se despedindo da trama. Grandes profissionais, como Ítala Nandi, Mônica Carvalho e Ângelo Paes Leme. Mas outros artistas extraordinários estão chegando para acrescentar muito talento à nossa trama.


O horário de exibição da trama "Os Mutantes - Caminhos do Coração" foi alterado. Agora, ela disputa audiência com "A Favorita", da TV Globo. Quais são os desafios e surpresas que o público pode esperar dessa concorrência? Qual é o futuro da teledramaturgia brasileira?
O desafio é fazer a audiência crescer e disputar a liderança com a Globo, a médio prazo. Os telespectadores podem esperar muitas surpresas, como o rejuvenescimento da Dra. Júlia e um novo mistério na trama, que é o passado de Valente e o arquivo Omega. Para mim, o futuro da teledramaturgia no Brasil é a concorrência crescente, a divisão da audiência entre as diversas emissoras e, possivelmente, a Record na liderança.


A presença de efeitos especiais ajuda no processo de criação do autor?
Ajuda, porque torna possível voar com a imaginação. Hoje, eu posso realizar tudo ou quase tudo que sonho.


Bianca Rinaldi foi protagonista em "Escrava Isaura" e a atriz principal da trama "Caminhos do Coração". Como se dá a escolha do elenco?
A escolha do elenco sempre é feita em parceria com o Avancini. O papel de Maria, em "Caminhos do Coração", foi escrito especialmente para Bianca. Ela fez ginástica olímpica e, quando criança, sonhava em participar de uma Olimpíada. Então, Bianca tem essa preparação atlética que a personagem pedia.

Quais são as suas principais influências na criação?
Nesta novela, Monteiro Lobato, Dias Gomes, Janete Clair, Ivani Ribeiro e também os internacionais Stan Lee, Steven Spielberg e George Lucas


Se pudesse escolher um poder mutante para ter, qual seria?
O poder de amar a cada instante, que é o verdadeiro aprendizado para a vida inteira: Amar.



Veja o vídeo da entrevista aqui
Veja o vídeo da entrevista aqui



Fontes: Famosidade
Matheus Logan

Nenhum comentário: