quinta-feira, 26 de junho de 2008

Roteiro da cena da despedida de Ágatha e Eugênio

CENA DE ARQUIVO. LITORAL DE SÃO PAULO. EXT. DIA

CENA DE ARQUIVO. CASA DE TÉOFILO. EXT. DIA


CENA 15. CASA DE TEÓFILO. INT. DIA

DESPEDIDA DE EUGÊNIO E ÁGATA. OS DOIS MUITO EMOCIONADOS.

ÁGATA — Vou sentir muita saudade de você.

EUGÊNIO — E eu de você, mas prometo que sempre vou te ver em São Paulo...

ÁGATA — Não vai ser fácil, Eugênio... Seu pai não quer o nosso namoro... Ele não vai deixar você viajar a São Paulo, pra me ver...

EUGÊNIO — Ele vai ter que deixar... e se não deixar, eu fujo...

ÁGATA — Não, Eugênio, não quero que você brigue com seu pai, por minha causa...

EUGÊNIO — Eu vou brigar com todo mundo, se precisar, pra ficar do seu lado.

ÁGATA — Eugênio, nós ainda somos novos, se Deus quiser, ainda vamos ter muito tempo. Vamos ter paciência. A gente pode se falar pelo telefone, pelo computador... e quando der a gente se vê...

EUGÊNIO — Mesmo antes de você ir, só de saber que eu vou ficar longe de você, sinto uma dor... um aperto no peito...

OS DOIS SE OLHAM NOS OLHOS.

ÁGATA — Quando eu olhar pro céu, vou lembrar dos seus olhos.

EUGÊNIO — E vou lembrar dos seus, sempre... a cada instante... vou desejar ter você ao meu lado... queria poder ficar com você... sempre...

CAM. DETALHA: ELES SE DÃO AS MÃOS.

EUGÊNIO — Queria viver do seu lado... pra poder te abraçar todo dia... te dar carinho... te fazer sentir como é verdadeiro o amor que eu sinto por você...

OS DOIS SE APROXIMAM, PARECE QUE ELE VAI BEIJÁ-LA, MAS EM CIMA DA HORA, ÁGATA ESPIRRA.

EUGÊNIO — Saúde.

ÁGATA — Ai, desculpe.

ÁGATA ESPIRRA DE NOVO.

ÁGATA — É espirro alérgico... De vez em quando eu tenho uma crise, e espirro trinta, quarenta vezes seguidas. Meu recorde foram sessenta e sete espirros seguidos. Eu sei porque já contei.

ÁGATA ESPIRRA MAIS UMA VEZ.

EUGÊNIO — Então saúde, de novo!

ÁGATA — Não precisa falar saúde toda vez, senão você vai se cansar...

ÁGATA ESPIRRA MAIS UMA VEZ.

AQUILES ENTRA, COM LUCAS.

AQUILES — Como é que é? Acabou a despedida aí?

ÁGATA — Não, Aquiles! Espera que me deu um ataque de espirro!

ÁGATA ESPIRRA DE NOVO.

LUCAS — Saúde.

ÁGATA — Com licença, eu vou ao banheiro assoar, pra ver ser passa!

ÁGATA SAI, ESPIRRANDO DE NOVO.

AQUILES — Ih, quando ela começa a espirrar assim, demora a passar.

LUCAS — Tudo bem. Não tô com pressa.

EUGÊNIO — Ai que bom que você não tá com pressa, Lucas, porque eu nem consegui me despedir direito da Ágata!

AQUILES — Fala sério, cês tão se despedindo já faz mó tempão, daqui a pouco já tá de noite...

LUCAS — Calma, Aquiles, eles nem sabem quando vão poder se ver de novo, deixa os dois um pouquinho mais... Já tá tudo pronto pra gente sair, calma!

AQUILES — Ai, quero ir embora logo, fica essa melação de namorico dos dois, eu hein? Desapega, gente, desapega!

LUCAS — Vamos fazer assim. Eu vou ali à padaria, tomar um suco, fazer um lanche, daqui a pouco a gente volta. Vem, Aquiles!

AQUILES — Olha lá, hein, Eugênio?

LUCAS — Aquiles, é o tempo de um suco e um sanduíche, sua irmã tá espirrando lá no banheiro, relaxa. Vem! Ô irmão ciumento!

LUCAS PEGA AQUILES PELO OMBRO E VAI SAINDO COM ELE.

CAM. FECHA EM EUGÊNIO:

EUGÊNIO — (OFF, SOBRE IMAGENS) Não posso ficar longe da Ágata! Tenho que dar um jeito de ficar junto dela!

NO SUSPIRO DE EUGÊNIO, APAIXONADO,

CORTA PARA

O SOL

CENA 1. CASA DE TEÓFILO. INT.NOITE

EUGÊNIO E ÁGATA ESTÃO ABRAÇADOS. ÁGATA FAZ CARINHO EM EUGÊNIO.

ÁGATA — Ai, tô super aliviada que passou meu ataque de espirros.

EUGÊNIO — E o Lucas levou o Aquiles pra fazer um lanche, assim nós podemos ficar mais um pouco juntos.

ÁGATA — Eu vou ter muita saudade de você.

EUGÊNIO — E eu não vou ficar com muita saudade de você, não.

ÁGATA — Não?! Por que não?

EUGÊNIO — Não, porque eu vou dar um jeito de te encontrar logo.

ÁGATA — Só não quero que você brigue com seu pai por minha causa.

EUGÊNIO — Nem acredito que daqui a pouco seu irmão e o Lucas vão entrar por aquela porta e levar você pra São Paulo.

ÁGATA — É uma hora e meia daqui com trânsito bom.

EUGÊNIO — Pois é, dá pra ir e voltar no mesmo dia. Eu vou a São Paulo te ver, sempre que puder.

ÁGATA — Ai, tô tão nervosa com esta situação toda. Não sei o que vai acontecer comigo e com meu irmão.

EUGÊNIO — Você sabe que pode contar comigo, Ágata... e pra gente estar sempre em contato, eu desenvolvi um inter-comunicador pessoal, que está aqui dentro deste anel, na verdade, nesta aliança.

EUGÊNIO ENTREGA PRA ELA UMA ALIANÇA COM CARA DE JÓIA HIGH-TECH.

EUGÊNIO — E eu vou ficar com uma também.

ÁGATA — Que lindo, Eugênio. Coloca em mim que eu coloco em você!

EUGÊNIO COLOCA ANEL EM ÁGATA. ÁGATA COLOCA ANEL EM EUGÊNIO.

EUGÊNIO — (SORRI) Assim vamos ficar sempre em contato.

ÁGATA — Você é o máximo, Eugênio, cê criou uma super aliança que ainda funciona como rádio ou celular...

EUGÊNIO — Em uma freqüência própria, que só nós temos, pra que ninguém consiga interceptar nossas conversas.

ÁGATA — Genial!

EUGÊNIO — Sempre que você quiser, pode falar comigo, a qualquer hora, a qualquer momento. É só apertar esta jóia aqui, que eu vou escutar, onde quer que eu esteja, entendeu?... E quando você ouvir este sinal...

SONORIZAÇÃO: SINAL DE BIP.

EUGÊNIO — É porque eu tô querendo falar com você. Tá bom? Verde liga, vermelho desliga.

INSERIR EFEITO: LUZ VERDE E DEPOIS LUZ VERMELHA NA JÓIA, TIPO CRISTAL OU BRILHANTE, COMO FICAR MELHOR.

ÁGATA — Obrigada, Eugênio. Você é um gênio.

ELES SE OLHAM NOS OLHOS.

ÁGATA — E além de super inteligente, você é lindo também. Tem uns olhos que eu adoro...

EUGÊNIO — Dizem que os olhos são as janelas da alma.

INSERIR EFEITO: OLHOS DE ÁGATA.

ÁGATA — Seus olhos me lembram o céu onde as águias voam.

EUGÊNIO — Então, menina águia, quero que você voe sempre ao meu lado, porque você é o meu céu.

ÁGATA — E ainda por cima você fala as coisas de um jeito tão bonito que me emociona...

EUGÊNIO — É o amor verdadeiro que me inspira... e é por isso que eu sei... não importa o que aconteça... meu destino vai ser ao seu lado... porque o destino é a gente quem faz. O futuro na verdade é o presente, assim como o passado. A energia que nos criou nos uniu e por mais que tentem nos separar, em breve vamos estar juntos de novo... porque em outras dimensões invisíveis, como no plano espiritual, estaremos sempre juntos.

EUGÊNIO VAI BEIJAR ÁGATA, MAS ELA SOLUÇA.

ÁGATA — Ai desculpa.

EUGÊNIO — Deu soluço?

ÁGATA — É...

ÁGATA SOLUÇA.

ÁGATA — Ai!

NA PREOCUPAÇÃO DE EUGÊNIO,

CORTA PARA



Fontes: Tiago Santiago
Matheus Logan

Nenhum comentário: