quinta-feira, 12 de março de 2009

Itaipu é cenário de perseguição em novela


Ninguém poderia imaginar uma corrida de carros em plena cota 225, onde as normas de segurança são cumpridas com rigor. Mas foi o que aconteceu no domingo: muita perseguição, com direito a freadas em alta velocidade. A usina foi cenário para o último capítulo da novela Os Mutantes, da Rede Record. Os dois primeiros capítulos da novela "Promessas de Amor", que começa em seguida, estão sendo gravados nas Cataratas do Iguaçu.

Na trama de Os Mutantes, a chamada Liga do Bem se refugia em um cenário “espetacular”, segundo as palavras do autor da novela, Tiago Santiago, que acompanhou as filmagens. “Meus pais haviam me dito que Foz do Iguaçu era o lugar mais bonito do mundo. E agora eu pude ver que eles tinham razão”, exaltou Santiago.

O diretor geral da novela, Alexandre Avancini, especialista em cenas de ação, considerou perfeita a escolha do cenário. "Este visual é espetacular, uma obra arquitetônica incrível", elogiou. A atriz Ítala Nandi (foto à esquerda), que gravou cenas nas Cataratas do Iguaçu e em Itaipu, também era só elogios. “É uma glória finalizar a novela em cenários como estes”, disse a atriz, que interpreta na trama a Dra. Júlia, líder dos Mutantes do Mal.

Para gravar nas Cataratas e na usina, veio a Foz do Iguaçu uma equipe de mais de cem pessoas, com muitos equipamentos especiais. Em Itaipu, a equipe de gravação contou com o apoio de um time bastante especial, formado por gente da Técnica, Comunicação Social, Segurança do Trabalho e Segurança Empresarial. Uma verdadeira força-tarefa foi montada para permitir que as gravações dessem certo, sempre seguindo as normas de segurança da empresa. “Nossa obrigação é evitar que as pessoas passem riscos desnecessários”, destacou o técnico da Segurança do Trabalho Mauro Pavani. “Embora haja controle da situação, é uma atividade de risco”, lembrou o coronel Alexandre de Andrade Cardoso, que comandou uma equipe de quatros seguranças e três bombeiros.


Para fazer as tomadas de todos os ângulos, a cooperação da Área Técnica de Itaipu - Manutenção e Operação - foi fundamental. Imagine a cena: a Liga do Bem foge da Liga do Mal em alta velocidade, sobre a Cota 225. Uma freada forte e a perseguição continua. Tudo isso visto de baixo, de cima e bem mais de cima. Para fazer uma das tomadas, foi adaptada uma gaiola no guindaste do pórtico sobre a tomada d’água da Unidade 18-A. Houve comentários que a cena ficou "show"!


A operação do pórtico foi toda coordenada pelos empregados da SMMA.DT e da OPU.DT. “São equipamentos usados pela Técnica e só o pessoal técnico pode operá-los”, diz Walter Hitossi, da OPU.DT. O colega Marcos Lessa, da SMMA.DT, ficou impressionado com as gravações: “São tantos equipamentos e muito trabalho para uma cena que durará poucos minutos no ar”.

A equipe de gravação chegou à usina bem cedo, às 5 horas. Durante toda a manhã, foram filmadas cenas de ação na Cota 225, com mutantes do bem e do mal participando de perseguições de carro. Houve, também, confrontos e perseguições a pé, de lancha e até de helicóptero, movimentando não só os atores como os 12 dublês.

Entre os atores que estiveram na usina, no domingo, estavam Marcos Pitombo (foto à direita), que na novela é o Valente; Mário Frias, o Lino; Jorge Pontual, o Felipe; Lígia Fagundes, a Leonor Ferreira; Rômulo Arantes Neto, o Telê; e Rômulo Estrela, o Draco.

Valente, o personagem de Pitombo, é um homem que sabe demais e descobre alguns segredos importantíssimos reunidos no misterioso Arquivo Ômega, por isso passa a ser perseguido. E em Itaipu a perseguição continuou.


Assistência

Para atender Marcos e os outros atores e dublês, vieram a Foz dez pessoas, entre camareiras e assistentes. O figurinista Edson Galvão conta que cada ator dispõe de seis trajes completos. E cinco das peças são iguais. Ele explica: "Nós nunca sabemos se vai chover ou fazer muito calor, então já deixamos todos os trajes preparados. Além disso, os dublês utilizam as mesmas roupas dos atores”.



(Jornal de Itaipu Eletrônico)
Matheus Logan

Nenhum comentário: