domingo, 1 de junho de 2008

Entrevista com Tiago Santiago, ela fala sobre seu novo desafio Os Mutantes

A entrevista é do site NaTelinha.





“… Não me importo mais com as críticas nem com detratores da qualidade do meu trabalho.”


Passaram quase dez meses desde o começo de Caminhos do Coração. Para o bem ou para o mal, a trama, que pretendia trazer de volta à telinha o realismo fantástico, conseguiu se tornar um dos maiores fenômenos de sempre da Rede Record, chegando mesmo a incomodar, por inúmeras vezes, a Rede Globo. Agora, e com a expectativa recaindo sobre a continuidade da trama, a Record pretende ir mais longe e coloca seu principal produto contra a estréia de uma novela global. Para Tiago Santiago, autor de Os Mutantes – Caminhos do Coração, “a hora é essa!”

Depois de 240 capítulos, a trama de Caminhos do Coração volta a ganhar um novo fôlego e prossegue com mais adrenalina e ação em Os Mutantes. A luta do bem contra o mal, que ganha agora novo horário dentro da emissora, vai atingir proporções, de tal modo, devastadoras, que a execução sumária de mutantes será, cada vez mais, uma realidade.

A continuidade da trama já era esperada por Tiago Santiago, caso a atual trama fizesse sucesso. “Não teve nada a ver com o trabalho do Lauro César Muniz”, afirma. Para conseguir combater de frente a Rede Globo, e provocar um bom estrago na estréia de A Favorita, Tiago afirma que as novas emoções da novela continuarão surgindo em torno da introdução de novos mutantes e do “Arquivo Ômega”. “Vamos vir com a novela quente, bombando, contra uma novela que está iniciando”, salienta Tiago.

Apesar do enorme sucesso dos mutantes, dentro e fora da telinha, o autor tem sido duramente criticado, não só pela mídia em geral, devido a algum maniqueísmo e didatismo, que ele próprio acaba por justificar. “Tenho consciência de que não sou tão maniqueísta assim. O didatismo serve para comunicar mensagens de utilidade pública”, conclui Tiago.

A partir de agora, você confere mais uma entrevista exclusiva que Bruno Cardoso, do NaTelinha, fez com Tiago Santiago, autor de Os Mutantes - Caminhos do Coração:




NT: Os Mutantes – Caminhos do Coração é uma seqüela da novela que ainda está no ar ou, para você e para a emissora em questão, se trata de uma obra nova?
Tiago Santiago: Vamos ter continuações e novidades. 46 personagens continuam e 30 entram, sempre com histórias novas.


NT: Como surgiu a oportunidade de continuar a saga televisiva dos mutantes? A decisão partiu, em parte, dos condicionamentos ou restrições à sinopse de Vendetta, do Lauro César Muniz?
TS: Já tinha plano de continuar, antes da estréia de Caminhos do Coração, se fizesse sucesso. A emissora ficou feliz com a proposta. Não teve nada a ver com o trabalho do Lauro César Muniz, cuja novela continua programada para ir ao ar, no início de 2009.


NT: Quais foram as principais implicações, dessa decisão de alargar a duração da trama dos mutantes, na condução da novela que ainda está no ar?
TS: A principal implicação foi a decisão de revelar quem é a chefia no último capítulo de Caminhos do Coração.


NT: O mandante dos crimes, da fase atual da novela, será dado a conhecer ao espetador ainda nesses últimos capítulos?
TS: Sim, o mandante será revelado durante o julgamento de Maria, nesta segunda, dia 2 de junho, a partir das 20h40.


NT: Em traços gerais, o que foi adicionado à trama de Os Mutantes – Caminhos do Coração e o que permanece da atual fase da novela?
TS: Novos personagens - humanos e mutantes - e um novo mistério - o Arquivo Ômega - são as grande novidades.


NT: Que atores foram contratados para a trama e quais serão os seus respectivos papéis?
TS: Lavínia não fez porque engravidou, não poderia fazer seqüências de ação. Os que estão entrando na trama são Maytê Piragibe, Petrônio Gontijo, Flávia Monteiro, Claudia Alencar, Raul Gazzola, Miriam Freeland, Jonathan Haagensen, Babi Xavier, Marcos Pitombo, Pedro Nercessian, Java Mayan, Antonio Pitanga, Natália Guimarães, Carolina Holanda, Myriam Pérsia, Thiago Gagliasso, Lígia Fagundes, Nanda Ziegler, Paloma Bernardi, Milena Ferrari, José Loreto, Bernardo Castro Alves.


NT: De onde surgiu a sua inspiração para a criação de Samira, a gêmea má de Maria, também interpretada pela Bianca Rinaldi?
TS: A inspiração veio de "A Comédia dos Erros", do Shakespeare, sobre as confusões que pessoas gêmeas podem causar. Ivani Ribeiro explorou o tema com maestria em "Mulheres de Areia".


NT: Você concorda que a introdução de tanta gente nova acabou protelando para segundo plano mutantes como o Vává, a Tatiana, e todos os iniciais?
TS: Não concordo. Há espaço para todos em minha novela. Vavá, Tatiana e vários outros mutantes iniciais continuam a ter uma super importância na trama.


NT: Nessa nova fase da trama, o surto do vampirismo, licantropia e homens e mulheres-serpente se continuará espalhando pela Terra? Você vai mesmo avançar com o extermínio e perseguição, por via do núcleo do Fredo, aos mutantes? Por quê? Você acha que é importante, para o espetador, identificar esse personagem como sendo bom e o outro como sendo mau?
TS: Sim, as mutações perigosas continuarão a se disseminar, de modo que vamos ter hordas de mutantes perigosos atacando, para gerar ainda mais adrenalina e ação. Fredo será o novo exterminador de mutantes, travestido de autoridade do Depecom. Muitas vezes, acham que eu sou maniqueísta, mas não é bem assim. Imagino que muita gente vá torcer pelo Fredo, assim como torceram pelo Capitão Nascimento, em "Tropa de Elite". Em minha novela, procuro trabalhar extremos do bem e do mal, com muita gente com qualidades e defeitos no meio, mas mesmo nos extremos, veremos vilões com qualidades e heróis com defeitos.


NT: Tem sido, justamente, por esse fato, e talvez por algum maniqueísmo e didatismo, que têm sido tecidas algumas críticas, algumas mesmo destrutivas, em relação à sua trama. Como você ultrapassa essas críticas?
TS: Tenho consciência de que não sou tão maniqueísta assim. O didatismo serve para comunicar mensagens de utilidade pública. Depois de quatro anos recebendo críticas pelo meu trabalho como titular, não me importo mais com as críticas nem com detratores da qualidade do meu trabalho. Sou feliz por ver que minhas novelas fazem cada vez mais sucesso. É a resposta do público que me interessa.


NT: Na sua opinião, o que tem justificado a queda, às vezes vertiginosa, das novelas da Rede Globo em detrimento da ascensão contínua das tramas da Record?
TS: É a concorrência que está fazendo a Globo cair e a Record subir. Isto mostra a força da qualidade da teledramaturgia da Record. Com certeza, o espectador está aprendendo a mexer no controle remoto.


NT: Para você, é agora a hora certa de você bater de frente com o principal horário de novelas da Rede Globo?
TS: A hora é esta. Vamos vir com a novela quente, bombando, contra uma novela que está iniciando. Minha expectativa é crescer a audiência da novela no horário.


NT: Até quando está prevista a novela e quantos capítulos já estão escritos, por você e sua equipe, e sendo realizados?
TS: Estou escrevendo o cap. 18. Já estamos gravando até o cap. 06.


NT: Para terminar, como você definiria, em traços gerais, a sua trama para os internautas do NaTelinha?
TS: É uma novela feita para divertir, emocionar e causar reflexão, que se tornou uma revolução no mercado, uma mudança de paradigma na novela brasileira.




Matheus Logan

Nenhum comentário: