sexta-feira, 13 de junho de 2008

Tiago Santiago X Zeca Camargo

Zeca Camargo críticou em seu blog a novela Caminhos do Coração, escrevendo as seguintes palavras:

"Na sexta-feira, então, durante um intervalo de “A favorita”, eu zapeei para “Os mutantes” e vi uma cena onde um homem-escorpião (sutilmente batizado de Scorpio, e interpretado por José Loreto) desafia para uma briga um menino-lobo (Cássio Ramos) chamado Vavá (não deveria ser, seguindo a linha de raciocínio, ser Lupus?). Hummm… Não sendo muito fã de “Heroes”, tampouco de filmes na linha “Quarteto fantástico”, achei a seqüência um pouco aborrecida – quando não levemente caricata (eufemismo para “exagerada”). Voltei para “A Favorita”, onde então o mistério do personagem de Giulia Gam, Diva, me atraiu bem mais que um duelo de superpoderes manjados.
Novo “break” comercial, nova chance para “Os mutantes”. Desta vez, a cena era romântica – se é que a gente pode chamar um vampiro (Vlado, interpretado por Daniel Aguiar) seduzindo uma mulher que lança dardos “mortais” de “cena romântica”! Fascinado pelo bizarro do que via, acompanhei até o “ataque” da mulher dos dardos, que tinha certeza de que Vlado só queria se aproximar dela para – surpresa! – beber seu sangue… Ela foge, então, com a imagem em câmera lenta.
Não, não estou esnobando os poderes dos tais mutantes. É que fiquei meio perplexo de ver que era isso que estava conquistando uma fatia do público. Por uma curiosa associação de idéias, lembrei-me da letra de “Panic”, dos Smiths, do trecho em que Morrisey justifica o enforcamento de DJs pelo simples fato de que a música tocada por eles “não diz nada sobre a minha vida” (no original, “Hang the blessed DJ, because the music that they constantly play, it says nothing to me about my life”).
Demorei um pouco para entender a conexão que eu mesmo fiz – mas estava na cara: aquele mundo de criaturas com superpoderes não estava definitivamente falando comigo. Consigo até imaginar que eles estão falando com muita gente – afinal, “Heroes” e “Quarteto fantástico”, aqui citados, foram sucessos relativos de público. Mas quem exatamente está se identificando com eles? Será que boa parte dos telespectadores está abraçando RPG? Gerações inteiras, repentinamente, inspiradas a entrar para o universo Cosplay? Crianças de 5 a 7 anos finalmente teriam assumido o controle absoluto dos canais nos lares brasileiros?
Até porque, Mutantes por Mutantes, eu prefiro aqueles que têm mais a ver com a Rita Lee – capazes de transformar não a superfície da sua cabeça, mas o que está dentro dela…"



Tiago Santiago não deixou por menos e também fez uma crítica a ele em seu blog:
"Acabo de ler o que o Zeca Camargo postou no seu blog. Que feia esta postura de tentar desqualificar o trabalho da concorrência! É a mesma que já apresentaram antes Ricardo Waddington, João Emanuel Carneiro, Antonio Fagundes e a campanha do "Q" de qualidade! A tentativa é sempre a mesma, o recurso desesperado de adjetivar pejorativamente, negativamente a concorrência! A nossa alegria e nosso sucesso são a melhor resposta aos críticos desesperados porque estão perdendo sua audiência! Zeca Camargo, vá cuidar da sua aparência cada vez mais desleixada e de seu programa em queda no IBOPE! Quer saber a verdade? Temos trabalho superior ao que está se fazendo na Globo. Alexandre Avancini é melhor do que Ricardo Waddington. Temos profissionais de primeiro nível, em todos departamentos. Janete Clair dizia que
'- Quando uma novela não é comentada, é fracasso. Ela deve ser discutida, malhada, defendida, recusada. Tenho, portanto perseguido isso: inovar, acrescentar, não cair no lugar-comum.
'É isso que estamos fazendo: a inovação, a revolução, antropofagização dos efeitos especiais e linguagem de seriados, transformando-os em genuína novela brasileira, inspirado em Oswald de Andrade. Quer mais brasileiro que isso? Tupi or not Tupi. A Globo bateu a Tupi. Record vai bater Globo. A nova era da concorrência mostra queda dos globais e ascensão dos recordistas. O comentário de Zeca Camargo é evidentemente parcial, danoso a profissionais sérios, competentíssimos e super experientes! Minha revolta é por causa do péssimo caráter da campanha da Globo, através de seus contratados, que vêm a público afirmar que nosso trabalho não é bom! É como se a Coca fizesse um anúncio dizendo que Guaraná é ruim, entenderam? Gente, que é isso? O povo não é bobo! Sabem que temos qualidade e por isso preferem nos assistir!"



O que vocês acham dos comentários dos dois?
Comentem...
Matheus Logan

Nenhum comentário: