segunda-feira, 9 de junho de 2008

Crianças e adolescentes são o público alvo de 'Os Mutantes'


Em time que está ganhando, não se mexe. Esse parece ser o lema da Record, que estréia nesta terça Os Mutantes - Caminhos do Coração.

Com o sucesso e o crescimento na audiência que os seres especiais de Tiago Santiago conseguiram nos meses de janeiro e fevereiro, período de férias escolares, Caminhos do Coração não só garantiu sua continuação, como também conquistou o horário nobre na emissora.

Afinal, segundo o núcleo de dramaturgia da emissora, as crianças e os adolescentes se tornaram o público mais cativo e, ao mesmo tempo, castigado pela exibição tardia de Caminhos do Coração - muitas vezes depois das 22 horas.

Mas a maior ousadia da Record é exibir a trama no mesmo horário de A Favorita, produção de maior audiência da Globo.

"Podemos perder alguns pontos no início. Mas a idéia é crescer aos poucos com o público infanto-juvenil e conseguir aumentar a média da faixa nobre da emissora", torce Hiran Silveira, diretor geral de dramaturgia da Record.

A estratégia se justifica em pesquisas realizadas para definir o perfil dos telespectadores da produção. Segundo esses resultados, 26% do público que assiste à novela é composto por crianças.

Além da grande fatia de público jovem, a versão aprofundada da trama mutante chega com uma outra vantagem para a emissora. Apesar de todas as seqüências com efeitos especiais e as longas cenas de ação, o custo de cada capítulo não ultrapassa R$ 150 mil, pouco mais que a metade dos R$ 270 gastos pela Globo em A Favorita, por exemplo.

Isso porque os investimentos mais altos já foram feitos na época da estréia da primeira temporada. Assim como a contratação e preparação do elenco, já que 46 integrantes da primeira versão permanecem na história e contracenam com 25 novos personagens.

"Como a maioria dos papéis continua, os atores já estão prontos para as seqüências. Mesmo quem não era mutante já acompanhou gravações com os poderes especiais de outros personagens", explica o diretor Alexandre Avancini.

Inicialmente, a idéia da mudança de horário chegou a preocupar Tiago Santiago. Mas o autor já mostra uma segurança que em alguns momentos parece até exagerada. Segundo o próprio, é bem mais fácil disputar a audiência quando as emissoras concorrentes estréiam novas tramas.
"Novela geralmente emplaca do meio para o final. Tenho um elenco maior que A Favorita e uma trama que já foi aceita pelos telespectadores", acredita.

Para inicialmente manter os 17 pontos de média que Caminhos do Coração conseguiu nos últimos meses, e tentar aumentar esse número, Tiago se apóia ainda mais nas cenas de ação.
Os mutantes agora ficam claramente divididos entre a Liga do Bem e a Liga Bandida, o que deve render mais efeitos especiais e brigas entre os seres criados em laboratórios. "Sempre conseguimos bons resultados com esse tipo de seqüência. Isso deve continuar", afirma, confiante.
A segurança é tanta, que já se fala em uma terceira temporada. Segundo Tiago, basta que a trama consiga ficar acima dos 15 pontos de audiência esperados inicialmente para o horário.
Por isso, Os Mutantes tem previsão de término para meados de janeiro ou fevereiro. E, considerando que a Record tem estratégias de lançamento de novas tramas bem previsíveis, não será surpresa se essa data coincidir com o encerramento de A Favorita.

"A Globo acha que não temos condições de alcançar a liderança. Mas a média de audiência dessa primeira semana de disputa vai mostrar o contrário", confia Tiago.

Com a estréia de Os Mutantes, a Record já contabiliza 10 novelas desde sua fase de transição na teledramaturgia, iniciada em 2004 com A Escrava Isaura, também de Tiago Santiago.

Diante dos resultados alcançados, a emissora já começa a planejar novamente um terceiro horário para os próximos meses. Nos últimos quatro anos, a audiência média diária da Record cresceu em mais de 100%, passando de 4 pontos para 8,6.

Essa idéia chegou a sair do papel em 2006. Mas Alta Estação não emplacou e foi substituída por Zorro, produção importada da Colômbia. "Além dos oito estúdios já existentes no Rio de Janeiro, mais dois devem ficar prontos em setembro. Com isso, teremos espaço suficiente para essa empreitada", anima-se Avancini.



Coincidências à parte
As semelhanças entre a novela de Tiago Santiago e séries e filmes com seres geneticamente modificados continuam em Os Mutantes. A começar pela profecia lançada já no início da história, "salve os bebês para salvar o mundo".

É inevitável lembrar da série Heroes, exibida pela própria Record, com a cansativa frase "salve a líder de torcida, salve o mundo". Além da disputa entre a Liga do Bem e a Liga Bandida, tanto Lúcio, bebê de luz, e Juno, bebê da supercomunicação, reaparecem e precisam ser protegidos.
Com os novos personagens, os dois lados ganham reforços. Como Samira, irmã gêmea de Maria, de Bianca Rinaldi, que é a criatura mais poderosa do grupo de vilões.


"Com o poder de absorver os poderes dos outros mutantes, ela vai ser um grande empecilho para que o bem vença", adianta Bianca.

A continuação mantém o clima de suspense que pairou em todos os capítulos de Caminhos do Coração. Dessa vez, o mistério gira em torno do Arquivo Ômega, que contém resultados de pesquisas realizadas por Valente, interpretado por Marcos Pitombo. O problema é que o rapaz perde a memória nos primeiros capítulos e não consegue se lembrar de nada do que descobriu.
Com isso, Valente, que surge como uma espécie de mocinho nesta segunda temporada, pode se transformar em qualquer tipo de ser no desenvolvimento da história. "A maior vantagem é não precisar convencer o tempo todo como mocinho. Não se sabe qual é o passado do personagem", ressalta Marcos.




Quem é quem
# Marcelo (Leonardo Vieira) - O policial continua sem memória. Mas, assim que recuperá-la, vai se aliar à Liga do Bem e voltar a ser o grande herói do grupo ao lado da mocinha Maria.
# Maria (Bianca Rinaldi) - Herda a fortuna da família Mayer ao provar que é filha de Sócrates e que não tem nada a ver com os crimes. Doa a mansão do Morumbi para sediar a Liga do Bem, da qual é fundadora.
# Tatiana (Letícia Medina) - Junto com as outras crianças, usa seus poderes telecinéticos para ajudar a Liga do Bem.
# Guiga (Eduardo Lago) - Passa a ter problemas com Érica por causa de Viviane, sua ex-mulher.
# Ângela (Júlia Magessi) - Junto com as outras crianças da Liga do Bem, vai usar suas asas e o poder de voar para tentar derrotar a Liga Bandida.
# Clara (Shaila Arceni) - É uma das personagens fundamentais da Liga do Bem, já que continua com o poder de curar ferimentos e salvar os seres humanos infectados pelos vírus mutantes.
# Eugênio (Pedro Malta) - Apaixonado por Ágata, se torna um dos maiores estrategistas da Liga do Bem com seu poder da inteligência.
# Érica (Andréa Avancini) - Morre de ciúmes de Viviane, ex-mulher de Guiga, que entra na história.
# Janete (Liliana Castro) - Desenvolve seus poderes e faz a profecia que se torna lema da Liga do Bem: "Salve os bebês para salvar o mundo".
# Lucas (Jean Fercondini) - Além de ajudar a Liga do Bem com seu poder de ler pensamentos, continua se dando mal nos relacionamentos amorosos.
# Hélio (Diego Cristo) - Infectado por um leão, Hélio luta para não atacar ninguém na Liga do Bem quando se transforma na fera.
# Iara (Suyane Moreira) - A sereia reaparece para namorar Cris.
# Ísis (Louise D'Tuani) - Tenta fazer o bem, mas seus instintos a fazem ter recaídas. Conta com a ajuda de Nati para se controlar.
# Cléo (Gisele Policarpo) - Se descobre mutante, com o dom da intangibilidade. Tem o poder da sobrevivência e consegue viajar por outras dimensões.
# Toni (Paulo Nigro) - Um dos poucos da família Mayer que fica feliz com a inocência de Maria. Continua na mansão, mas ajudando a Liga do Bem.
# Batista (Taumaturgo Ferreira) - Continua como caseiro e faz-tudo da mansão do Morumbi, que se torna a sede da Liga do Bem. Na segunda temporada, luta para conquistar o filho Tarso, mesmo contra a vontade da ex-mulher Sandra Gisa.
# Cris (Maurício Ribeiro) - Continua envelhecendo rapidamente e mantém o poder de controlar o fogo, o ar, a água e o magnetismo terrestre.
# Teófilo (Zé Dumont) - Depois de ser dado como morto no mar, se salva, mas perde a memória. Passa a viver como mendigo na cidade de São Paulo, sem lembrar da existência de Ágata e Aquiles.
# Ágata (Juliana Xavier) - Com o sumiço do pai, a mutante com genes de águia continua seu namoro inocente com Eugênio e se junta de vez à Liga do Bem.
# Aquiles (Sérgio Malheiros) - Assim como a irmã Ágata, o mutante com supervelocidade e capacidade de regeneração celular, se torna mais atuante na Liga do Bem sem as proibições do pai, Teófilo.
# Noé (Fernando Pavão) - Continua sendo parceira de Maria e do resto da Liga do Bem.
# Pachola (André Mattos) - Ao lado do filho Vavá, permanece se aventurando contra os mutantes do mal e protegendo seus amigos com seu vírus mutante, que o transforma em lobisomem.
# Vavá (Cássio Ramos) - Filho de Pachola, protege o pai dos mutantes da Liga Bandida com seus genes de lobo.
# Perpétua (Patrícia Dejesus) - A mutante com poderes elétricos disputa o amor de Cris com Iara e ajuda Bianca a proteger Juno, um dos bebês da profecia.
# Taveira (Gabriel Braga Nunes) - Principal parceiro de Juli, é o único que sabe que a moça é a própria doutora Júlia rejuvenescida. Um dos fundadores da Liga Bandida.
# Éric (Tuca Andrada) - Se junta a Taveira e ao resto da Liga Bandida para exterminar os mutantes do bem.
# Gór (Julianne Trevisol) - Quer tomar o poder na Progênese e dominar o mundo com os mutantes do mal.
# Meduso (Allan Lima) - Se junta à Liga Bandida ao lado da irmã Gór e do amigo Metamorfo.
# Metamorfo (Sacha Bali) - Se torna ainda mais cruel quando vê o avanço da Liga do Bem e se alia à Liga Bandida.
# Vlado (Daniel Aguiar) - Um dos mutantes mais sangüinários da Liga Bandida.
# Fúria (Karen Junqueira) - Namorada de Vlado, usa suas garras afiadas e a superagilidade para ajudar a Liga Bandida.
# Fernando (Théo Becker) - Continua apaixonado por Maria, mas se junta a Ariadne. Continua se transformando em cobra e faz parte da Liga Bandida.
# Ariadne (Natália Guimarães) - Parceira de Fernando, é uma mulher-aranha louca para procriar.
# Draco (Rômulo Estrela) - O homem-fogo da Liga Bandida.
# Telê (Rômulo Arantes Neto) - O homem-telepático da Liga Bandida, capaz de matar só com a força de seu pensamento.
# Aristóteles (André di Biase) - Fica pobre depois que Maria é inocentada e assume a fortuna deixada pelo pai.
# Irma (Patrycia Travassos) - Junto com Aristóteles, tenta aprender a se virar depois que vira pobre.
# Lúcia (Fernanda Nobre) - Tem um filho mutante e continua casada com Danilo.
# Danilo (Cláudio Heinrich) - Junto com a família, tenta arrumar uma maneira de voltar a ter dinheiro.
# Cassandra (Angelina Muniz) - Faz de tudo para voltar a ser rica.
# Regina (Rafaela Mandelli) - Vai se envolver com Beto, por quem já está apaixonada.
# Carvalho (Rocco Pitanga) - Se torna delegado e passa a ter mais oportunidades de proteger os mutantes do bem.
# Ernesto (André Segatti) - Passa a trabalhar com Carvalho na delegacia. Luta para vencer as dificuldades para se adaptar à cadeira de rodas, mas será curado por Clara.
# Esmeralda (Lana Rodes) - Mulher de Ernesto.
# Simone (Helena Xavier) - Com a morte de Mauro, se envolverá com Newton. Ajudará a neta de criação Maria a proteger os mutantes do bem.
# Mauro (Sebastião Vasconcelos) ¿ Enfrenta uma doença terminal, deixando o caminho livre para que Newton e Simone se envolvam.
# Célia (Thaís Fersoza) - Volta da França e se une a Batista para ajudar a Liga do Bem e dobrar o mutante Tarso.
# Beto (Felipe Folgosi) - Integrante do Depecom, vai bater de frente com o chefe Fredo.
# Leonor (Ligia Fagundes) - Mãe de Lúcio, o menino de luz. Segundo a profecia de Janete, o bebê é fundamental para salvar o mundo.
# Bianca (Nanda Ziegler) - Mãe de Juno, o bebê da supercomunicação. Conversa com a filha através de telepatia.
# Mariana (Martha Mellinger) - Mãe biológica de Maria, que passou mais de trinta anos presa no laboratório da doutora Júlia.
# Lupo (Fausto Maule) - Lobisomem apaixonado por Maria. Fica apenas no primeiro mês de exibição.
# Gabriela (Carolina Holanda) - É uma jovem médica que passa a ajudar a Liga do Bem.
# Nati (Maytê Piragibe) - Vampirinha do bem que se junta ao grupo de Maria depois de ser mordida por Ísis. Será uma aliada na luta contra os vilões.
# Viviane (Flávia Monteiro) - Mãe de Eugênio, Clara e Ângela e ex-mulher de Guiga. Reaparece para tentar reconquistar os filhos e infernizar a vida do ex-marido.
# Juli (Babi Xavier) - É a doutora Júlia rejuvenescida. É um dos grandes gênios do mal, responsável por todas as mutações e a única que sabe todos os segredos dessa história.
# Samira (Bianca Rinaldi) - Irmã gêmea de Maria. Foi criada como um bicho no laboratório subterrâneo da doutora Júlia. Livre e aliada à Liga Bandida, será uma das grandes vilãs. É mutante e capaz de absorver os poderes dos outros seres especiais que cruzam seu caminho.
# Scorpio (José Loreto) - É um homem-escorpião. Se une à Liga Bandida com seu ferrão letal.
# Rosa (Andréa Leal) - Mulher-espinho que exala um aroma agradável para, logo em seguida, matar seus desafetos.
# Newton (Antonio Pitanga) - Dono do Teatro-Escola, o pai de Carvalho se envolve com Simone após a morte de Mauro.
# Valente (Marcos Pitombo) - Jovem que descobre segredos importantes reunidos no misterioso Arquivo Ômega, que reúne informações sobre as experiências da doutora Júlia. Mas, por conta disso, é perseguido, atacado e perde a memória. É no Arquivo Ômega que está a chave para o novo mistério da história.
# Fredo (Petrônio Gontijo) - Como chefe de operações do Depecom, usa seu cargo para tentar levar vantagem. Defende que "mutante bom é mutante morto", tornando-se inimigo da Liga do Bem.
# Marta (Miriam Freeland) - Delegada do Depecom, divide seu tempo entre combater a Liga Bandida e punir policiais corruptos.
# Aline (Milena Ferrari) - Policial exuberante e sensual do Depecom que combate os mutantes do mal.
# Miguel (Jonathan Haagensen) - Agente do Depecom honesto e que se empenha em investigar a Liga Bandida. Baterá de frente com Fredo para proteger os mutantes do bem.
# Tarso (Pedro Nercessian) - É o filho de Batista e Sandra Gisa. Também mutante, tem o poder de parar o tempo e se teletransportar.
# Sandra Gisa (Cláudia Alencar) - Mãe de Tarso e ex-namorada de Batista, se casou com um industrial. Nunca contou ao filho a verdade sobre seu verdadeiro pai.
# João Ricardo Borba Gato de Albuquerque Andrade (Raul Gazolla) - Marido de Sandra, é um industrial paulista e completamente apaixonado pela mulher.
# Gaspar (Thiago Gagliasso) - Jovem criado sem nenhum contato com seres humanos. Aprende logo a falar e se descobre mutante com sua facilidade para aprender as coisas.
# Luna (Paloma Bernardi) - Jovem sensual que encantará Gaspar, Tarso e Joca.
# Joca (Java Mayam) - Jovem surfista e apaixonado por Luna. Disputa a atenção da moça com Gaspar e Tarso, a quem odeia.




Fontes: Terra

Matheus Logan

Nenhum comentário: