terça-feira, 10 de junho de 2008

A saga continua


Com um investimento de R$ 200 mil por capítulo, a Rede Record aposta na novela Os Mutantes - Caminhos do Coração, escrita por Tiago Santiago e dirigida por Alexandre Avancini, para enfrentar a briga pelo Ibope no horário nobre. A trama, uma seqüência da antecessora Caminhos do Coração, começou a ser exibida na terça, às 20h40, e bate de frente com os programas mais bem-sucedidos da Rede Globo, o Jornal Nacional e a novela A Favorita, que estreou na segunda passada. A Record se mostra confiante. “Temos certeza do nosso potencial e de que estamos a caminho da liderança”, ressaltou o gerente nacional de comunicação da emissora, Ricardo Frota, na coletiva de imprensa de lançamento da trama, na última terça-feira, no Rio de Janeiro. Tiago Santiago, também autor de Caminhos do Coração, reforça o coro otimista. “O sucesso de Caminhos —que ficou algumas vezes em primeiro lugar no Ibope, por pelo menos parte da exibição— impulsionou a seqüência. Com a mudança de horário, esperamos atrair o público infanto-juvenil, que é a cara do tema”.

Na trama que estreou, 74 atores darão vida a mutantes e a seres humanos que não sofreram mutações genéticas, que se dividem em duas alas: a do bem e a do mal. A Liga do Bem —liderada pelo mocinho também da trama anterior, Marcelo, interpretado por Leonardo Vieira— terá a missão de garantir a sobrevivência da espécie humana. A Liga do Mal é representada pelo extremista Fredo, personagem de Petrônio Gontijo, que lutará pelo extermínio completo dos mutantes. “Não é raro encontrar quem exiba ao menos um pouco dessa essência. Vira-e-mexe encontro pessoas que crêem na morte como a solução de certos problemas. Fredo, assim como Hitler, acredita numa raça pura”, adianta Gontijo, que garante que seu personagem terá traços cômicos. “O vilão sempre tem de ter uma pitada de sarcasmo”.



GÊMEA MÁ
A mocinha continua sendo Maria, personagem de Bianca Rinaldi, que ganha uma irmã gêmea má, Samira. A mutante do mal foi criada como uma fera, em um laboratório subterrâneo, e se revoltará contra a sociedade. Bianca tinha planos de engravidar após o fim de Caminhos do Coração e não desistiu da idéia, apesar de ter trabalho dobrado ao interpretar as gêmeas na continuação. “Estou determinada a engravidar neste ano. Isso já está acordado com o Tiago e com o Avancini. Se eu engravidar, o Tiago disse que a Maria e a Samira engravidam também. Em novela pode tudo”, comemora a atriz.

Dentre os personagens novos que prometem agitar a trama, como Valente (Marcos Pitombo), Ariadne (Natália Guimarães), Newton (Antônio Pitanga) e João Ricardo (Raul Gazolla), a vampira Nat deve roubar a cena. Interpretada por Maytê Piragibe, ela viverá um conflito interno. Apesar de ser uma vampira, luta contra o mal dentro de si. “É uma personagem muito rica, porque não tem o estereótipo de heroína nem o de vilã. Ela não se rende ao mal e vai fazer parte da Liga do Bem”, adianta Maytê. Nat fará parte de um triângulo amoroso ao lado de Miguel (Jonathan Haagensen) e Vlado (Daniel Aguiar). “O vampiro Vlado representa um pouco o amor bandido, ele tenta levá-la para o mal. Já Miguel a influencia a se juntar à Liga do Bem”.

Romance mesmo só na novela. “Na vida real, zero, estou sozinha”, confirma a atriz. A novela tem 180 capítulos previstos e a expectativa é de que ultrapasse a média de audiência de 15,2 pontos no Ibope atingida por Caminhos do Coração.



Record aposta na fantasia
O tema de Caminhos do Coração e da seqüência, Os Mutantes, é visto pelo autor e pelo elenco como uma alternativa aos assuntos que tratam do cotidiano, repetidamente abordados na maioria das novelas brasileiras. “O público curte a fantasia. É algo que faz sucesso com a garotada, que não quer ver drama de triângulo amoroso batido, que passa em toda novela”, acredita Leonardo Vieira. Flávia Monteiro, que dará vida à mãe sem escrúpulos Viviane, vê a novela como uma opção diferenciada, que leva à tevê, o mundo da ficção científica, tão explorado pelo cinema. “A gente está acostumada com aquele folhetim realista. Com Os Mutantes, você não precisa ir ao cinema para ver algo novo, pode ter isso em casa. Ela traz um pouco de ficção, fantasia e aventura, até para você se esquecer um pouco do dia-a-dia”. Para Tiago Santiago, 95% das novelas atuais têm raízes no neo-realismo. “Estamos inovando com essas tramas. Sempre acreditei nesse tema, porque todos os povos do mundo têm histórias com criaturas maravilhosas, com superpoderes. Vladimir Propp, em 1928, percebeu isso e escreveu o livro Morfologia do Conto Maravilhoso. Essa fonte inspirou Stan Lee, George Lucas, Steven Spielberg. No Brasil temos Monteiro Lobato, Paulo Coelho e outros, que beberam nas águas do fantástico, da maravilha, do extraordinário”, enumera.

Inspirado pelo sucesso do blog de Aguinaldo Silva, autor de Duas Caras, da Rede Globo, Tiago Santiago também criou seu blog (http://txsantiago.blog.uol.com.br), no qual promete adiantar capítulos, soltar farpas afiadas e promover a interatividade com o telespectador. “Os órfãos de Aguinaldo podem ficar felizes. Vou fazer uma homenagem a ele e prometo arrepiar ainda mais”, garante.



Fontes: Cidades
Matheus Logan

Nenhum comentário: