quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cena de Hélio e Perpétua

Segue abaixo cena com citações a Oswald, ao Manifesto Antropofágico e à maior cidade do sul do planeta, no ar nesta quarta. Confiram:


CENA DE ARQUIVO. ILHA. EXT. DIA

CENA 3. PRAIA. OUTRO LOCAL. EXT. DIA

CONT. DA CENA 4 DO CAP. ANTERIOR. CLIPE RÁPIDO. PERPÉTUA OLHA, FASCINADA E SURPRESA, PARA HÉLIO, QUE DANÇA PARA ELA, SÓ DE SUNGÃO, IMITANDO COREOGRAFIA FELINA.

PERPÉTUA — Por que você tá fazendo isso? Por que você tá dançando e se mostrando assim pra mim?

HÉLIO — (SORRI) Porque eu tô te fazendo a corte, tá ligada? Tô te desejando, como mulher, Perpétua! (DIVERTE-SE) Você é modelo, não é?

PERPÉTUA — Meu, eu sou modelo e booker profissional da agência FM Models, quero dizer, pelo menos eu era, em São Paulo, e vou voltar a ser, no dia em que eu conseguir voltar.

HÉLIO — E você acha que eu podia ser modelo?

PERPÉTUA — Putz, cê dava pra ser modelo, com certeza... mas antes você ainda ia ter que se livrar dessa sua mutação de homem-leão.

HÉLIO — (SORRI) Jura? Então você gosta do meu corpo?

PERPÉTUA — Cê tem o mó corpão todo todo...

HÉLIO — (MOSTRA O CORPO, FAZ POSES SEM CAMISA) É porque antes de ser homem-leão, eu era atleta... Eu me dedicava ao esporte... era campeão de ginástica... e eu lutava também...

PERPÉTUA — Esse vírus mutante te deixou piradinho, né, Hélio? O problema é que no momento não tem a menor chance...

HÉLIO — Por que não?

PERPÉTUA — Porque você tá na linha do modernismo paulistano, completamente antropófago... canibal...

HÉLIO — Ahn? Não entendi... Pode explicar de novo?

PERPÉTUA — Antropófago é o mesmo que canibal... gente que devora gente... Essa história de antropofagia, de canibalismo em nossa terra é muito mais antiga do que muita gente pensa! (T) Já ouviu falar de Oswald de Andrade?

HÉLIO — Já ouvi falar... Um escritor importante de São Paulo, né?

PERPÉTUA — Sempre fui muito fã do Oswald. Adoro ler tudo sobre as histórias da época da Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922. Sei até de cor o “Manifesto Antropofágico”.

HÉLIO — “Manifesto Antropofágico”? Parece interessante.

PERPÉTUA — É do Oswald de Andrade. O começo é assim: “Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente”.

HÉLIO — Muito interessante.

PERPÉTUA — (BEM DEVAGAR) “Tupi or not tupi that is the question”... Oswald era completamente visionário. Ele lançou o Movimento Antropofágico.

HÉLIO — Há! Adorei isso! Ótimo... porque você agora encontrou um homem canibal de verdade! Vai me dar uma chance, mulher elétrica? Deve ser delicioso provar o seu amor!

PERPÉTUA — (IGNORA-O) Ai que saudades de São Paulo, das minhas tardes na Biblioteca Mário de Andrade, meus passeios na Avenida Paulista. Meu, eu sou totalmente a favor do plano do Oswald para o Brasil, que é “a devoração cultural das técnicas importadas para re-elaborá-las com autonomia, convertendo-as em produto de exportação”.

HÉLIO — Ahn?

PERPÉTUA — Usar o que vem de fora... se apropriar das técnicas... deixar de ser filial importadora pra ser matriz exportadora... Entendeu? Mas que importância tem isso agora, né? Tô tão longe do meu trabalho, da minha cidade, perdida nesta ilha, isolada do mundo...

HÉLIO — A única coisa que eu entendo é que eu olho pra você e te acho linda. Se você não for minha por bem, para saciar minha fome de amor... vai ser minha por mal, para saciar minha fome animal!

HÉLIO RUGE PARA PERPÉTUA.

PERPÉTUA — Não vou ser sua nem por bem, nem por mal, Hélio.

INSERIR EFEITO: PERPÉTUA JUNTA PULSOS, MOSTRANDO SEU PODER ELÉTRICO. FAÍSCAS. INSTANTES.

SONORIZAÇÃO SUBLINHA TENSÃO.

CORTA PARA



Fontes: Tiago Santiago
Matheus Logan

Nenhum comentário: